UFSJ - Juntos contra todo tipo de violência

Publicada em 17/10/2018 - Fonte: ASCOM

Palavras são atitudes. Mude suas palavras e mudará o mundo

O mundo tem visto e se posicionado contra a onda de violência, discriminação e as inúmeras práticas antidemocráticas que vêm ocorrendo no Brasil, resultado de posições ideológicas agressivas que ameaçam tudo aquilo que se entende universalmente como valores fundamentais de uma sociedade justa e democraticamente livre.

Nesse contexto, as universidades vêm sofrendo ataques hostis e provocativos contra a dignidade humana e os direitos de proteção à vida. Paredes pichadas com palavras de ódio, gritos ameaçadores pelos corredores, estudantes, técnicos e professores agredidos dentro e fora das instituições.

Estamos diante do inadmissível. A UFSJ se junta a todas as IFES em respeito à diversidade, à pluralidade e à convivência pacífica como valores a ser preservados, entre todos aqueles que compõem sua comunidade acadêmica.

Nosso dever é alertar para a importância da defesa da liberdade democrática e de todos os direitos que garantam a cidadania, não aceitando qualquer forma de discriminação ou de violência. Nossa proposta é o diálogo aberto na busca de um amanhã que não implique a escolha que seja ainda mais estimuladora do ódio e da exceção.

A Assessoria de Comunicação promove, a partir de hoje, a campanha “UFSJ - Juntos contra todo tipo de violência”, estimulando a comunidade a refletir sobre tudo isso a partir de 11 diferentes palavras. A primeira delas é “amor”.