Publicado edital para exposições de artes visuais no Centro Cultural UFSJ

Publicada em 16/10/2018

O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei abre processo de seleção de propostas para exposição de artes visuais em 2019. As exposições devem ter entradas gratuitas e terão suas inscrições realizadas em duas etapas. Para o primeiro semestre, interessados devem se inscrever do dia 26 de novembro ao dia 4 de dezembro. A remuneração chega a R$ 1,5 mil (Galeria Principal) e R$ 600 (Galeria Escada).

O objetivo do Centro Cultural é estimular as produções artísticas e culturais para a comunidade, buscando democratizar e ampliar o acesso à cultura, além de divulgar as diversas linguagens e tendências artísticas.

As exposições ocuparão dois espaços: a Galeria Escada, que é menor e exclusivo para exposições visuais como quadros, desenhos, gravuras e fotografias; e a Galeria Principal, um espaço mais amplo e destinado a obras tridimensionais, esculturas, instalações e novas mídias, além dos formatos presentes na Galeria Escada.

Ambos os espaços ficam no Centro Cultural UFSJ, na praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo no Centro de São João del-Rei.

Detalhes como formatos de arquivo, documentos para inscrição e outros podem ser acessados por meio do edital publicado aqui.

O Centro Cultural

O Centro Cultural UFSJ funciona desde 2000 no casarão colonial Solar da Baronesa, que foi adquirido pela Universidade em 1995. Além de preservar o patrimônio histórico e arquitetônico, o edifício serve à sociedade, apresentando atividades artísticas e culturais.

No segundo andar da construção está o Espaço Koellreutter, que abriga acervo de obras e objetos doados pela família do músico. Esse espaço tem uma exposição permanente sobre Han Joachim Koellreutter.

A estimativa é que, por ano, 15 mil pessoas visitem o Centro Cultural UFSJ. Ele é aberto ao público diariamente, das 8h até 20h.