Setembro Amarelo - Voluntária do CVV narra experiência de escuta ao próximo

Publicada em 21/09/2018 - Fonte: ASCOM

Nos momentos de desespero e angústia, o que muitas vezes uma pessoa mais precisa é de ombro e, principalmente, ouvido amigo. E é justamente esse o papel exercido por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), que dedicam parte do tempo livre para ouvir aqueles que precisam desabafar.

A psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento de Voluntário do CVV, Norma Moreira de Oliveira, 62 anos, decidiu ingressar no projeto, em Belo Horizonte, logo após concluir a graduação. Em 20 anos dedicados ao Centro, ela avalia que a experiência “me fez crescer muito como ser humano” e atualmente dispõe, em média, de metade do tempo que possui ao trabalho.

Ela ressalta o perfil do atendimento oferecido no CVV. “A forma como a gente atende a pessoa que busca o CVV é ímpar. É através de um triângulo, como a gente fala, de aceitação, compreensão e respeito.”

Assim, os voluntários buscam, por meio da conversa, fazer com que as pessoas encontrem a saída para os problemas - e não por meio de aconselhamentos. “É uma relação de ajuda, uma escuta amorosa, onde eu caminho com a pessoa na dor dela, dando suporte e apoio, mas mostrando que ela é capaz de resolver as próprias questões”, comenta Norma.

Atualmente, no Brasil, o CVV possui 2.440 voluntários, sendo que 196 deles estão em Minas Gerais, que possui postos físicos (para atendimento telefônico) em Alfenas, Belo Horizonte, Governador Valadares, Itabira, Montes Claros, Ouro Preto, Pedra Azul, Sete Lagoas, Uberaba. Entretanto, os voluntários também podem fazer o trabalho por meio de atendimento on-line. Neste ano, de acordo com dados parciais, foram feitos mais de R$ 1,5 milhão de atendimentos. No ano passado, dois milhões de pessoas buscaram o serviço.

Como ser voluntário

Quem quer ser voluntário do CVV deve acessar o site e realizar o cadastro. Após isso, é feito treinamento com duração média de 12 semanas (48 horas).

Depois, é feito estágio acompanhado de quatro semanas (16 horas) e estágio probatório por mais quatro semanas (16 horas). Após o cumprimento dessas etapas, o voluntário passa a fazer o atendimento de quatro horas/semana.

Serviço - Atendimento CVV
Telefone: 188 (todos os dias, 24h) - ligação gratuita.
Site: https://www.cvv.org.br/

Onde buscar ajuda
Em casos de emergência, procurar atendimento no Samu (192), unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e prontos-socorros.

Para atendimento nos serviços de saúde, dirija-se ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou às unidades Básicas de Saúde (postos e centros de saúde e Saúde da Família).