Setembro Amarelo - UFSJ abraça a causa da valorização da vida

Publicada em 20/09/2018

Universidade oferece atendimento clínico à população

Um assunto tabu e ainda rodeado de mitos. Assim muitas vezes a temática do suicídio tem sido tratada. Com o objetivo de abordar o tema como um problema saúde pública, que precisa ser discutido com seriedade, a Campanha Setembro Amarelo realiza uma série de ações pelo País com o objetivo de conscientizar a população.

E a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abraça essa causa desenvolvendo atividades em parte dos campi (ver box abaixo) durante o mês. Segundo a pró-reitora
de Assuntos Estudantis (Proae), Josiane Nogueira, cada campus tem feito as ações de acordo com o perfil da comunidade acadêmica local.

A assistente social do campus Alto Paraopeba, Conceição Assis, explica que as atividades do Setembro Amarelo têm sido desenvolvidas em parceria com os diretórios e centros acadêmicos. “A importância da campanha é conscientizar as pessoas sobre a questão do suicídio, principalmente na prevenção, a fim de identificar alguém próximo que está precisando de ajuda”, afirma.

Entretanto, as atividades também buscam estimular “a valorização da vida no seu pleno”, pois, segundo ela, “muitas vezes a falta de respeito, a intolerância e o assédio são fatores de adoecimento, desmotivação, evasão.”

No Campus Centro-Oeste Dona Lindu, a abordagem da prevenção ao suicídio também está ligada à valorização da vida, além da discussão sobre a saúde mental na universidade de uma forma mais ampla, incluindo temas como ansiedade, depressão, estresse. As atividades também são feitas em parceria com o movimento estudantil e com a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (Lapso) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes - Da Loucura à Ciência.

Segundo a psicóloga do campus, Maria Tereza Naves Agrello, as causas do suicídio são multifatoriais e não necessariamente ligadas aos transtornos mentais. “(O suicídio) é um quadro muito mais amplo, de desesperança, de desamparo, de tristeza. Essa é uma das coisas que a gente está tentando desmistificar, esse pensamento de que o suicídio, ou a tentativa dele, está ligado à depressão, ansiedade ou doenças psiquiátricas. E a gente sabe que não é”, comenta.

Atendimento para estudantes
A UFSJ oferece atendimento psicológico a estudantes de forma contínua e, somente em 2018, foram prestadas 2.101 sessões psicológicas por profissionais da UFSJ e de clínicas credenciadas. Desse total, foram 1.626 sessões em São João del-Rei, 288 em Ouro Branco e 187 em Sete Lagoas, além de 39 atendimentos psiquiátricos, encaminhados pelo serviço psicológico. Em 2017, foram 2.727 sessões com psicólogos e 10 atendimentos com psiquiatra.


Leia Mais: Campanha Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: como buscar ajuda para prevenir o suicídio


Universidade oferece atendimento clínico à população

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) possui, no campus Dom Bosco, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), ligado ao Departamento de Psicologia, cujo objetivo é promover a saúde mental das pessoas cadastradas. O serviço é aberto a toda comunidade de São João del-Rei. Todo cidadão interessado em atendimento público gratuito pode se cadastrar no serviço e aguardar em uma fila de espera para o atendimento.

O SPA conta com uma infraestrutura para as atividades de atendimento da comunidade,
das quais participam os alunos em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e em estágios de atendimento clínico, supervisionados pelos professores-orientadores. As atividades envolvem os programas de intervenções Clínicas, em Comunidade, em escolas, em organizações e de pesquisa e avaliação.

Para mais informações sobre o projeto, ligar para o telefone (32) 3379 5188.

 

Confira a programação do Setembro Amarelo nos campi

Campus Centro-Oeste (CCO) - Divinópolis

10/9 - Serenata no Restaurante Universitário, nos blocos de aula e no bosque.

18/9 - Roda de Conversa sobre Saúde Emocional da Universidade.

19 e 26/9 - Apresentação de videoclipes de músicas pertinentes à temática que tiveram as letras espalhadas em cartazes pelo campus.

20/9 - Palestra com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Local: Sala 203, bloco A, às 17h30.

24/9 - Mesa-Redonda sobre “Valorização da Vida e Vulnerabilidades”. Local: auditório, às 17h15.

25/9 - Oficina “Musicália - Falando de emoção pela música”. Local: sala 203, bloco A, às 17h15.

26/9 - Oficina “Indança - Dançando a emoção”. Local: sala 203, bloco A, às 17h15.

27/9 - Oficina terapêutica “Autoestima”. Local: sala 203, bloco A, às 17h15.

Ao longo do mês, está exposta a Mesa da Gratidão, onde a comunidade acadêmica pode deixar mensagens de agradecimento. A iniciativa é do programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes - Da Loucura à Ciência.


Campus Alto Paraopeba - Ouro Branco

19/9 - Palestra “Assédio moral e sexual”, com a psicóloga Camila Moura. Local: sala 110.2 (multimídia), bloco 2, às 17 h.

20/9 - Roda de conversa com o tema “Saúde mental e o mal estar na universidade”, sediada pela psicóloga especialista em Saúde Mental e Clínica, Carla Oliveira Morena, e como convidados a escritora Evani Cristina Teixeira e Álisson Thiago de Assis Campos, professor da Faculdade Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL. Local: sala 110.2, bloco 2, às 17h.

25/9 - Roda de debate sobre mulheres e os dilemas na sociedade com o tema “Eu e tu, até sermos todas!”, com a participação de Isabela de Souza Damasceno, advogada e conselheira de Direitos Humanos de Minas Gerais; Mariah Brochado, professora da Faculdade de Direito UFMG; e Cristina Correa, professora de História e Gestora Pública.

Apresentação artística do Grupo Pandeiro ACAFRO.

Local: anexo da Biblioteca, às 17h.

26/09 - Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, com a presença de Gilmar Dias Rodrigues, perito criminal, judicial e criminólogo; Renata Perez Rodrigues, perita criminal e mestre em criminologia; e Ricardo da Silva, advogado, consultor e DJ. Também haverá a apresentação artística do programa de extensão “Trupe Só Risos”. Local: anexo da Biblioteca, às 17h.

Ao longo do mês, também é realizado o "Correio da Amizade" com o tema “Faça alguém feliz hoje: escreva uma mensagem de motivação e carinho para uma pessoa com quem você se importa.” As mensagens são deixadas em caixas amarelas localizadas na portaria do bloco 5 e na biblioteca (iniciativa das acadêmicas Manuela e Débora).

Campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves - São João del-Rei

Ações pontuais e diretas com a comunidade acadêmica.