Edital Bramex: inscrições abertas para intercâmbio

Publicada em 14/09/2018

Programa dá oportunidade a estudantes brasileiros de estudarem em instituições de ensino superior do México

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) acaba de divulgar edital de seleção de candidatos para participação no Programa Bramex (Cooperação Brasil-México). As inscrições vão do dia 17 até 24 de setembro. São oferecidas duas vagas, uma para o Instituto Tecnológico Nuevo León e outra para a Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.

O programa Bramex consiste no intercâmbio de estudantes de graduação entre universidades do Brasil e do México. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica de ambos os países. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de estudar por um semestre em uma instituição mexicana.

O aluno receberá um auxílio financeiro de cerca de R$ 5000 pesos para arcar com as despesas de moradia e alimentação. Os principais requisitos para participar do processo seletivo são: estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFSJ, ser maior de 18 anos, possuir CR maior ou igual a 7,5 e ter integralizado no mínimo 30% ou no máximo 80% da carga horária do seu curso.

Após a entrega da documentação necessária, o processo avaliativo ocorrerá em três fases: Avaliação do Extrato Escolar e experiência acadêmica, proficiência na língua estrangeira e apresentação do plano de atividades. Depois disso, a seleção será feita pela universidade anfitriã usando critérios próprios. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 16 de outubro. O edital stá disponível em: https://goo.gl/zKMWeg.

Para mais informações, entrar em contato com a Assin via e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br, pelas redes sociais ou telefone: (32) 3379-5812.