Inclusão de psicólogos no sistema de ensino será discutida em encontro na UFSJ

Publicada em 04/09/2018

As negociações para a inclusão do profissional de Psicologia no sistema estadual de ensino será um dos temas do VI Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional (Empee)  e da II Mostra de Práticas em Psicologia Escolar, que ocorrem entre os dias 20 e 22 de setembro, no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Essa é a primeira vez que o Empee é realizado fora do Triângulo Mineiro.

“Teremos a participação das professoras Stela Maris Bretas Souza e Déborah Barbosa, que irão nos contar como andam as negociações. Nossa expectativa é de que sejam abertas vagas para novos profissionais trabalharem e colaborarem com as equipes multiprofissionais já existentes no sistema de ensino”, comenta o professor Dener Luiz da Silva, do Departamento de Psicologia da UFSJ.

Apesar da inexistência de dados oficiais sobre psicólogos que trabalham em diferentes instituições da área de educação, o pesquisador informa que estudos estimam que 30% a 40% dos psicólogos ativos no Brasil estão inseridos no contexto escolar/educacional.

Dener Silva lembra que a vivência em sala de aula vai além do aprendizado. “Aprender é um dos elementos - talvez o mais visível - que ocorre em contextos escolares. Mas também nos desenvolvemos, interagimos socialmente, escolhemos, vivemos nosso corpo, etc.”, explica. Por isso, a Psicologia Escolar contemporânea busca estudar o sujeito na totalidade.

Neste ano, com a temática Interfaces da Psicologia e Educação na Rede de Proteção Social, o encontro pretende discutir as múltiplas facetas do trabalho em rede, com suas possibilidades e desafios. Segundo Dener Silva, será debatida a atuação dos profissionais em entidades de proteção social - como centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros.

“No entanto, desejamos também problematizar o termo, tornando-o ainda mais polissêmico”, ressalta. Para isso, a ideia é pensar a articulação dessas políticas públicas com outras entidades da sociedade, como família, escola, clubes, ONGs. “A Psicologia contribui com esse trabalho na medida que se permite discutir e ampliar sua definição de desenvolvimento humano, fazendo a crítica às experiências de integração existentes, e também às inexistentes, ofertando técnicas, metodologias e teorias que favoreçam a discussão”, comenta o professor.

Programação

O evento terá mesas-redondas, apresentações orais, café cultural e minicursos, que abordarão várias temáticas e práticas do psicólogo em contexto escolar. Dener Silva informa que, no total, foram inscritos 93 trabalhos, a serem apresentados em forma de pôsteres ou comunicação oral.

Além disso, será realizada a cerimônia de posse da nova presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Alexandra Ayach Anache (UFMS), contando com a participação das atuais presidentes, professoras Silvia Maria Cintra da Silva (UFU) e Marilene Proença Rebello de Souza (USP). “Estamos muito honrados por ter sido escolhidos para esse momento tão importante para a Associação Nacional”, comemora o professor.

Sobre o Empee e Mostras Práticas

Os encontros mineiros de Psicologia Escolar tiveram início em 2006, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e têm periodicidade bianual, intercalados com os Encontros Nacionais da Abrapee. Eles têm o objetivo de congregar todos os profissionais, estudantes e acadêmicos envolvidos e interessados nas temáticas relacionadas à interface Psicologia e Educação.

“O Empee tem por mérito agregar profissionais, acadêmicos e interessados nas temáticas relativas à área, constituindo-se como fórum democrático e aberto aos avanços da ciência psicológica como um todo”, avalia Dener Silva.

Já as mostras de Práticas são eventos promovidos pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-04) e visam oportunizar, aos profissionais e estudantes, a apresentação de práticas na área.

A comissão organizadora do Vi Empee é composta pelos professores da área escolar do Departamento de Psicologia Celso Tondin, Dener Silva, Larissa Medeiros, Neyfson Matias e Tatiana Pollo.

Serviço - Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional (Empee) e II Mostra de Práticas em Psicologia Escolar

Quando: 20 a 22 de setembro de 2018.
Onde: Campus Dom Bosco da UFSJ.
Inscrições: estudantes - R$ 45 / profissionais R$ 85.
Contato: (32) 3379 5177 / 5178.
Mais informações e programação: https://viempee.com.br/
Obs.: As inscrições podem ser realizadas até o início do evento, mas os minicursos possuem vagas limitadas.