UFSJ institui Conferências em Direitos Humanos Marielle Franco

Publicada em 03/09/2018 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei, por meio de seu Conselho Universitário (Consu), instituiu no último dia 20, em reunião ordinária, as Conferências em Direitos Humanos Marielle Franco. Um dos principais objetivos das conferências é demonstrar a importância da atuação da universidade pública na redução da desigualdade e na defesa dos direitos humanos.

No âmbito da UFSJ, o propósito é ratificar e promover a aproximação da Universidade com a população vulnerável, a partir das áreas de pesquisa e extensão, e também destacar a necessidade da formação de pessoas críticas.

Como aponta o texto da resolução, as conferências devem acontecer na segunda semana de novembro de cada ano. Nessa data, cidadãos que tiveram destaque na luta pelos direitos humanos serão homenageados e farão um ciclo de três conferências sobre a atuação na área, todas elas publicadas posteriormente pela editora da UFSJ.

De acordo com o pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Roberto Calazans, a importância dessas conferências é acadêmica e social: acadêmica, por instituir Conferências no sentido das Lectures de várias Universidades Estrangeiras, que conferem reconhecimento às pessoas por seus trajetos em um campo específico de atuação e, na UFSJ, serão publicadas por meio da Editora, com o objetivo de divulgar a produção de conhecimento; e social, porque as conferências se tornam um bom momento de reflexão sobre o tema dos Direitos Humanos na UFSJ, debatendo sobre a população vulnerável.

O professor Manuel Jauará, relator do processo de instituição das Conferências, destaca que o caráter de luta pelos direitos humanos proporcionado pela aprovação coloca a UFSJ em destaque. “Poucas universidades públicas assumem essa responsabilidade política de lutar pelos direitos”, comenta. “Os direitos humanos são, antes de mais nada, uma questão de democracia”.

Os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Ensino de Graduação e de Extensão (ou membros indicados por esses cargos), junto com indicações do Sind-UFSJ (Sindicato dos Técnicos da UFSJ), da ADUFSJ (Associação de Docentes da UFSJ) e do DCE-UFSJ (Diretório Central de Estudantes da UFSJ), formarão uma comissão que selecionará cada um dos conferencistas.

Quem foi Marielle Franco?

Marielle Francisco Franco nasceu no Complexo da Maré no Rio de Janeiro. Marielle era negra, mãe solteira, lésbica, socióloga e vereadora eleita com 46 mil votos. Ingressou na política em 2006, trabalhando na Brasil Foundation e no Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Foi presidente da Comissão de Defesa da Mulher e coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com Marcelo Freixo.

Como acadêmica, Marielle era formada em Sociologia pela PUC-RIO com bolsa integral e fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua dissertação, “UPP: a redução da favela a três letras”, já abordava a complexidade da relação da polícia com as comunidades.

Na noite do dia 14 de março de 2018, ela foi assassinada. O crime aconteceu na rua Joaquim Palhares, no centro da capital fluminense. A vereadora foi executada com quatro tiros, junto com seu motorista, Anderson Pedro Gomes. Os assassinos fugiram sem levar nenhum pertence.

A trajetória de Marielle Franco sempre foi marcada pela luta pelos direitos humanos e das causas sociais. Seus projetos na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro valorizavam as mulheres. Entre suas principais pautas estavam a oposição à violência policial, às milícias e contra a intervenção militar no Rio de Janeiro.