Reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira premia programa de extensão do CAP

Publicada em 03/09/2018

O programa de extensão "Viagem ao Céu pelo Olhar da Ciência", do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP) recebeu, em julho, o prêmio de melhor pôster na sessão ensino, difusão e história da Astronomia, durante a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), realizada em São Paulo. A reunião Anual da SAB é o mais importante evento nacional em Astronomia, reunindo pesquisadores e extensionistas brasileiros e estrangeiros.

Criado em 2014, o programa tem como objetivo difundir a Astronomia, Astrofísica e áreas afins, inclusive engenharias para as comunidades interna e externa do CAP. As atividades têm foco em públicos-alvos diferentes. Para alunos de escolas públicas e particulares, são promovidas monitorias preparatórias para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, oficinas diversas e visitas técnicas às dependências do CAP. O público da terceira idade, por sua vez, tem à disposição um curso específico de Astronomia. Já para as comunidades interna e externa da UFSJ em geral, são realizadas palestras sobre Astronomia e observação Astronômica no CAP.

O programa é coordenado atualmente pelas professoras do Departamento de Física e Matemática do CAP (Defim), professoras Kelly Beatriz Vieira Torres Dozinel e Ana Cristina Moreira Machado Armond Zadra, e recebe a colaboração do professor Maurício Reis, do mesmo Departamento, de astrônomos amadores de Ouro Branco, membros do projeto de extensão do IFMG de Ouro Preto, “O Céu ao Alcance de todos”, e discentes dos cursos de engenharia do CAP.

Em junho deste ano, o programa realizou a I Semana de Astronomia e Astronáutica no CAP, contando com em torno de 150 participantes entre comunidade interna e externa da UFSJ.

Conheça o programa pelo facebook www.facebook.com/Olhardaciencia ou entre em contato pelo e-mail projetopeloolhardaciencia@gmail.com