Programa de extensão da UFSJ recebe menção honrosa no Gene Time

Publicada em 03/09/2018

O Programa de Extensão “Uso de Mídias Digitais e Jogos Educacionais para Ensino de Ciência e Biologia” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu menção honrosa durante o Gene Time Conference 2018 - maior premiação do evento para a área de Ensino e Extensão.

O projeto utiliza recursos didáticos digitais, sobretudo computadores desktop, no ensino de Ciências e Biologia em escolas de São João del-Rei. Até agora, foram atendidos 248 alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

“A atividade lúdica remove uma possível barreira e ansiedade natural gerada pelo formato tradicional de ensino, com o professor à frente da turma”, avalia o coordenador do programa e do Laboratório de Recursos Genéticos da UFSJ, Gabriel Yazbeck.

O programa começou com a criação de modelos didáticos da molécula dupla-fita de DNA, e, posteriormente, foram desenvolvidos jogos simples e de tabuleiro para computador pessoal. “A proposta deste programa é dar continuidade a essa atividade, criando material digital de alta qualidade”, antecipa o professor.

Participam ainda do projeto a mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFSJ), Rosiane de Paula Santos, e os alunos Luiz Miguel Silva (Pedagogia) e Enderson William's Motta Texeira (Ciências da Computação).

Sobre a Gene Time

Em comemoração aos 20 anos de criação do programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi realizado, entre os dias 22 e 24 de agosto, o Gene Time Conference 2018.

O evento teve participantes da área acadêmica e da comunidade, reunidos em palestras, mesas-redondas, minicursos, discussões e apresentações de pôsteres. O Gene Time objetiva promover a aproximação de diversos grupos de pesquisa, novas colaborações e o intercâmbio, científico e pessoal sobre genética.