Mostra Audiovisual exibirá mais de 30 vídeos

Publicada em 17/08/2018

Segunda edição da ?Muda!? teve 57 inscrições, sendo 23 de universidades presentes em 11 estados do Brasil. A programação também inclui palestras de Clarissa Moebus Ramalho e Cláudia Mesquita

Entre os dias 20 e 22 de agosto, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promove a segunda edição da Mostra Universitária de Audiovisual, a MUDA, no Auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco. O evento tem como objetivo promover um espaço de formação e construção de narrativas alternativas que reúnam, por meio da produção audiovisual, estudantes universitários de diferentes regiões do país.

Nesta edição, a Mostra recebeu 57 inscrições vindas de 23 universidades presentes em 11 estados do Brasil. Entre as temáticas abordadas pelas produções estão o assédio, o envelhecimento, o feminismo, a violência contra a mulher e outros. Além das produções audiovisuais, a Mostra também terá rodas de conversas, apresentações, palestras e premiação.

A MUDA é um projeto idealizado pelos professores do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ, Kátia Lombardi, Vanessa Maia e João Barreto. O evento é aberto ao público, gratuito, e a censura é de 18 anos. Para mais informações sobre a Mostra, acesse: www.mudaufsj.wixsite.com.

Cinema brasileiro contemporâneo

Já na segunda-feira, às 19h, a Muda! promove a palestra "O presente como história - estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo", ministrada pela professora Cláudia Mesquita, no Auditório do campus Dom Bosco. Pesquisadora do cinema brasileiro com mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP, Cláudia compõe o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência da UFMG, onde é professora de graduação e pós-graduação de Comunicação Social. Também é autora e publicou, com Consuelo Lins, o livro "Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo", e organizou, com Maria Campaña Ramia, "El otro cine de Eduardo Coutinho", publicado no Equador.

Audiovisual criativo e desafios

A palestra "Audiovisual criativo e desafios", ministrada pela diretora e roteirista de ficção e documentário Clarissa Moebus Ramalho, é um dos destaques da programação de quarta-feira da Mostra. O encontro acontece no Auditório do Campus Dom Bosco da UFSJ, a partir das 20h, após as cinco exibições audiovisuais do último dia da Muda!

Clarissa atualmente protagoniza o longa “Natureza Morta”, além de escrever roteiros de programas como Campus em Ação e Interprogramas para a TV Cultura - SP. Trabalhou na TV Brasil de 2008 a 2013, gerando conteúdo, e na implantação do núcleo criativo de interprogramas, exibidos no intervalo da programação, além de ter atuado em áreas como coordenação e roteirização.

20/8 - Segunda

19h- Abertura
Local: Auditório do Campus Dom Bosco

19h30- Palestra: "O presente como história - estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo" – Profª Drª Cláudia Mesquita

21/8 - Terça

18h às 22h – Exibição dos audiovisuais selecionados.

Além do Fronts (SATC) - 10 min
Modesto (UFSJ) - 7 min e 57 seg
Transformei (UFSJ)- 9 min e 57 seg

22/8/2018 - Quarta

18h às 20h - Exibição dos audiovisuais selecionados.

Voyeur (Academia Internacional de Cinema)- 4 min e 22 seg
Dedico (UNA)- 4 min e 39 seg
Papéis Avulsos (UNA) - 9 min
What Makes A Good Party? (Anhembi Morumbi)- 7 min
ZILDA (UFSJ)- 6 min e 34 seg

20h - Palestra: Audiovisual criativo e seus desafios - Clarissa Moebus Ramalho.

21h30 – Encerramento
Local: Auditório do Campus Dom Bosco

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!