Divulgado edital do Enade 2018

Publicada em 16/08/2018

O edital para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) está aberto. O cadastro dos alunos deve ser feito até o dia 21 de novembro, e a prova será aplicada no dia 25 de novembro. Da UFSJ, participarão, em 2018, os estudantes concluintes dos seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social e Psicologia. As inscrições serão feitas pelo site http://enade.inep.gov.br

O Enade 2018 avaliará cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo, por intermédio do desempenho dos estudantes, a serem cumpridos pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados a essa edição do Exame. O Enade verificará o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Deverão ser inscritos no Enade 2018 os estudantes ingressantes e os concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação previstas no edital.

Os resultados do Enade são utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Cronograma do Enade 2018

O preenchimento do cadastro é de responsabilidade exclusiva do estudante concluinte.

- Cadastro dos estudantes concluintes: de 14/08 a 21/11/2018
- Atendimento especializado e/ou específico: de 14/08 a 03/06/2018
- Preenchimento do Questionário do Estudante: de 03/09 a 21/11/2018
- Solicitação de atendimento por nome social: de 04/09 a 10/09/2018
- Divulgação dos locais de prova: 9/11/2018
- Aplicação da prova do Enade: 25/11/2018

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), um dos itens que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. A regularidade do Exame é um dos fatores da regularidade da vida acadêmica.