Mestrados e doutorados abrem processo seletivo

Publicada em 18/07/2018

Seleções têm períodos de inscrições semelhantes com início na segunda semana de agosto

Está prestes a concluir ou já finalizou a graduação e está pensando em continuar os estudos? Saiba que, para isso, existem muitos caminhos e um deles é se inscrever em programas de pós-graduação. Só na UFSJ existem quatro possibilidades com processos seletivos abertos para pessoas que tenham interesse em ingressar em turmas de mestrados e doutorados em 2019. Para cada seleção, existem procedimentos, documentos e prazos específicos.

De acordo com o calendário da pós-graduação na UFSJ, as aulas do primeiro semestre de 2019 estão previstas para início em 18 de fevereiro. Entre as exigências semelhantes para os diversos processos seletivos estão a entrega de documentos pessoais e que comprovem a formação acadêmica em Ensino Superior do candidato. Ainda é necessário, em muitos deles, o envio de pré-projetos, escritos conforme o programa e a linha de pesquisa para os quais o candidato quer se inscrever.

Na maioria das provas, a proficiência em língua estrangeira (frequentemente em inglês) é um requisito básico, confirmada por certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação ou por meio de avaliações que integram a seleção do programa.

Para realizar as inscrições, ainda é preciso o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o programa, obtida por meio do site do Tesouro Nacional. A seguir listamos os detalhes dos editais de seleção de cada um dos quatro programa em andamento na UFSJ.

Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE)

O prazo de inscrição para participar da seleção do Programa em Bioengenharia será até 13 de agosto, tendo três vagas para o mestrado e quatro para o doutorado. Com área de concentração em “Engenharia de Sistemas Biológicos”, o programa tem três linhas de pesquisa distintas. As pré-inscrições ocorrem, exclusivamente, com o preenchimento de um formulário on-line que deve ser entregue, com a documentação exigida, no dia 20 de agosto. Todo o processo seletivo será realizado no Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional (Lanec) do Campus Dom Bosco, entre os dias 20 e 23 de agosto, em três etapas: exame de língua estrangeira, defesa oral do pré-projeto e análise de currículo. A taxa de inscrição é de R$ 75. Mais informações são obtidas no edital.

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu)

O dia 13 de agosto também é a data limite para quem deseja realizar sua inscrição para o mestrado em Educação da UFSJ. Ao total, 30 vagas estão disponíveis para uma única linha de pesquisa em “Discursos e produção de saberes nas práticas educativas”. Interessados podem se inscrever pessoalmente, por meio de procuração ou pelos Correios na Secretaria do Programa, localizada no Campus Dom Bosco. Além do pagamento de uma taxa de R$ 50, ainda é preciso a entrega de alguns documentos, como formulário de inscrição, documentos pessoais, histórico da graduação, entre outros. Veja aqui matéria no site da Universidade que trouxe mais detalhes sobre essa seleção. Outros detalhes são encontrados no edital do programa.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf)

Entre os dias 13 e 17 de agosto é a vez das inscrições para o mestrado em Enfermagem da UFSJ. Realizadas pessoalmente, por procuração ou Sedex na secretaria do programa, que está na cidade de Divinópolis, elas fazem parte do processo seletivo que selecionará 30 novos alunos para as linhas de pesquisa em “Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem” ou “Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem”. Com uma taxa de inscrição de R$ 82, a seleção acontece em três etapas: uma avaliação dissertativa escrita acerca do projeto de pesquisa, uma entrevista oral e a avaliação do currículo Lattes. Dúvidas e informações são esclarecidas por meio do telefone (37) 3690-4489, no e-mail da secretaria (pgenf@ufsj.edu.br), no edital da seleção ou na matéria já publicada pela UFSJ.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi)

Um total de 27 vagas estão disponíveis para estudantes que desejam cursar o mestrado em Psicologia na turma do primeiro semestre de 2019. As inscrições podem ser feitas de três formas (pessoalmente, por procuração ou via Sedex) durante o período de 6 a 19 de agosto na Secretaria do programa, situada na sala 1.53 do Campus Dom Bosco. Para isso, é preciso o pagamento de uma taxa de R$ 75 e a entrega de documentos acadêmicos e pessoais. Saiba mais sobre a seleção no edital do programa ou no site da UFSJ.