Evento sobre Filosofia da Mente recebe David Chalmers

Publicada em 17/07/2018 - Fonte: ASCOM

Em sua primeira edição, Workshop Internacional Mind Brazil é promovido pela UFSJ e homenageia um dos filósofos mais importantes da contemporaneidade

Nascido na Austrália, David Chalmers é um dos filósofos mais reconhecidos na contemporaneidade, especialmente pelos estudos e teorias que envolvem a Filosofia da Mente. Professor na New York University, vem ao Brasil como especialista escolhido para ser homenageado na primeira edição do Mind Brazil International Workshop. O evento bienal será inaugurado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro Cultural SesiMinas Yves Alves, em Tiradentes, organizado pelos Departamentos de Filosofia e Métodos (Dfime) e o de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) da UFSJ.

O Mind Brazil nasce a partir do sucesso do IX Colóquio Internacional de Filosofia da Mente, realizado em 2017 por três professores da UFSJ, que são especialistas nesta área do conhecimento: Gustavo Leal Toledo e Rodrigo Gouvea, ambos do Dfime/UFSJ, e Marco Aurélio de Sousa Alves (Dtech), docentes que integram a comissão organizadora do Workshop.

Aberto a todos os interessados, o evento visa promover um espaço de debates para discutir, de modo profundo, os trabalhos de pesquisadores internacionais com foco na Filosofia da Mente, como é o caso de David Chalmers, um dos filósofos expoentes nesta área. Para isso, além da presença do filósofo, o evento ainda reúne um seleto grupo de pesquisadores brasileiros deste campo, como professores das Universidades Federal do Rio de Janeiro, de São João del-Rei e do Rio Grande do Sul, e estudiosos vindos de outros países como Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Chile.

O professor Gustavo Toledo, um dos organizadores, explica que “o propósito do Mind Brazil é transformar a UFSJ em uma referência internacional em Filosofia da Mente. Título que esperamos ser alcançado com o sucesso deste evento”, acredita. Gustavo anuncia, ainda, que aguarda “aprovação da proposta de mestrado, com um linha destinada à área de Metafísica e Mente, em setembro”.

Para o evento, atividades com o orador David Chalmers, com os palestrantes convidados, mesas-redondas, comunicações e apresentações de artigos científicos fazem parte da programação, que já foi anunciada no site do Workshop e está distribuída em três dias de evento - acesse aqui o site do Mind Brazil.

Interessados em participar e obter o certificado oficial devem enviar um e-mail para mindbrazilworkshop@gmail.com até o início do evento, em 21 de agosto. As inscrições serão confirmadas mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 50, feito por transferência bancária para a conta bancária do evento. Informações e dúvidas podem ser encontradas, em detalhes, no site do Mind Brazil.

Submissão de Trabalhos 

Até 25 de julho interessados podem enviar propostas de artigos científicos para serem apresentados durante o evento. Os trabalhos devem ter assuntos relacionados ao orador David Chalmers, escritos em inglês, e ser enviados em formato pdf para o e-mail mindbrazilworkshop@gmail.com, juntamente com resumo de 2 mil caracteres e breve texto sobre o autor e sua formação acadêmica.

Cada trabalho será avaliado por três revisores e o resultado final será anunciado no dia 30 de julho. Os selecionados deverão pagar uma taxa de participação, no valor de R$ 100, para confirmar a presença no evento. No dia da apresentação, serão reservados 20 minutos para cada artigo. Detalhes em: https://goo.gl/s94tcT

David Chalmers

Filósofo australiano, Chalmers é o principal defensor de argumentos dualistas em relação ao corpo e mente. Segundo sua teoria, a mente é uma parte do mundo, mas uma propriedade não física do mesmo. Sobre isso, ele desenha vários argumentos, em especial o do conceito de "Hard Problem" para diferenciar o problema da consciência (hard problem) dos demais problemas do funcionamento da mente (easy problems).

Atualmente, David está ligado à New York University como professor de Filosofia e Ciências Neurais e co-diretor do Centro para Mente, Cérebro e Consciência. Também atua como honorário de Filosofia na Universidade Nacional Australiana e co-diretor da Fundação PhilPapers.