Mestrado em Enfermagem recebe inscrições de 13 a 17 de agosto

Publicada em 13/07/2018 - Fonte: ASCOM

São 30 vagas disponíveis distribuídas em duas linhas de pesquisa

Entre os dias 13 a 17 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) receberá inscrições para o processo seletivo de mestrado que selecionará alunos regulares para a turma do primeiro semestre de 2019. Para se inscrever, o candidato precisa ter diploma de conclusão de curso superior ou estar no último ano da graduação. Mais detalhes no edital

Das 30 vagas oferecidas, 15 são destinadas à linha de pesquisa em “Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem” e as outras 15 são para “Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem”, cada uma vinculada a um corpo docente específico, que pode ser conferido no anexo I do edital.

As inscrições acontecem pessoalmente, por procuração ou via postal (com data de envio até 17 de agosto) na secretaria do programa, que se encontra localizada na sala 301 do Prédio da Biblioteca (Bloco C), pertencente ao Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) em Divinópolis. Para inscrições por meio do correios, é preciso que o candidato envie, juntamente com a documentação original, uma declaração preenchida e o código de rastreio para o e-mail pgenf@ufsj.edu.br.

Entre os documentos exigidos para a inscrição, é necessário o envio da ficha de inscrição preenchida com indicação dos orientadores, cópias de documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral e de reservista, certidões e passaporte para estrangeiros), certificado de conclusão de curso ou atestado e histórico escolar, currículo no modelo Lattes e comprovante de pagamento da taxa do processo seletivo.

No valor de R$ 82, a taxa é emitida pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no site do Tesouro Nacional e pode ser paga, exclusivamente, nas agências do Banco do Brasil. Candidatos de baixa renda registrados no Cadastro Único (CadÚnico) ou, comprovadamente, membros de família com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou familiar mensal de até três salários mínimos podem pedir isenção até 8 de agosto. A solicitação é feita pelo preenchimento de um requerimento on-line e as homologações dessas inscrições estão previstas para 20 de agosto pelo site do programa.

Processo Seletivo

Realizado entre 27 de agosto a 10 de setembro, a seleção acontece em três etapas:

1) Avaliação dissertativa escrita acerca do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório: no dia 27 de agosto, das 8h às 11h, nas salas 303 e 304 no prédio do bloco C, em Divinópolis. O resultado sai no dia 29 de agosto.

2) Entrevista Oral sobre o projeto de pesquisa, de caráter classificatório: no dia 10 de setembro, realizado pela banca examinadora. Os horários de cada candidato serão divulgados no dia 6 de setembro.

3) Avaliação do currículo Lattes, de caráter classificatório: acontece também no dia 10 de setembro, conforme a tabela em anexo no edital.

A nota final será obtida por meio das médias de cada etapa e a convocação acontece de acordo com a disponibilidade de vagas, sendo 60 pontos o mínimo para a aprovação. O resultado da primeira e terceira etapa sai no dia 11 de setembro, tendo os participantes o dia 12 para interpor recursos. Todo o processo se encerra, oficialmente, no dia 13, quando a lista de aprovados será divulgada.

Aos convocados, há possibilidade de auxílio de bolsas e as datas das matrículas serão anunciadas posteriormente pelo programa. Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone (37) 3690-4489 ou no e-mail da secretaria.