30 vagas disponíveis para o Mestrado em Educação

Publicada em 11/07/2018

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) recebe, até 13 de agosto, inscrições para a turma de mestrado em Educação - Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, com ingresso no primeiro semestre de 2019. Confira o edital: https://goo.gl/qZ9qSZ

No total, 30 vagas são oferecidas no processo seletivo para a linha em “Discursos e produção de saberes nas práticas educativas”. As atividades são divididas em diferentes grupos de pesquisa, e as vagas distribuídas de acordo com os professores dos departamentos de Ciências da Educação (Deced), das Ciências da Educação Física e Saúde (Dcefs), de Ciências Naturais (DCNAT) e de Psicologia (Dpsic), detalhadas no edital.

Interessados podem se inscrever pessoalmente, por meio de procuração, ou via Sedex pelo Correios na Secretaria do Programa, localizada na sala 1.55 do Campus Dom Bosco (CDB), com funcionamento das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A homologação dessas inscrições acontecem até o dia 24 de agosto no seguinte endereço eletrônico: https://goo.gl/zRPtZg

Para se inscrever, o candidato deve entregar ao programa: formulário de inscrição preenchido e assinado (acesse aqui), fotografia 3x4, comprovante de quitação eleitoral, visto para candidatos estrangeiros e cópias do histórico da graduação, do certificado de conclusão de curso, dos documentos pessoais (como RG, CPF, certidões, título de eleitor e certificado de reservista) e do currículo Lattes, este último também em PDF gravado no CD-ROM. Além disso, este CD precisa conter um pré-projeto de pesquisa com, no máximo, dez páginas, seguindo os critérios da ABNT.

A taxa para a participação é de R$ 50 e a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser obtida neste endereço eletrônico ou pela página do Tesouro Nacional, sendo o pagamento efetuado exclusivamente nas agências do Banco do Brasil. É preciso que o comprovante seja enviado junto aos documentos exigidos para a inscrição.

Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção dessa taxa, entre os dias 16 a 25 de julho, por meio do preenchimento do Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição. O resultado dessa seleção será divulgado a partir do dia 31 de julho.

O processo seletivo

A seleção contará com três etapas, detalhadas conforme as informações abaixo:

Primeira etapa (eliminatória) - Análise de pré-projeto
Os trabalhos enviados serão analisados por critérios como relevância, originalidade, exequibilidade, qualidade da escrita, clareza de ideias, coerência teórica e metodológica e adequação às pesquisas dos orientadores indicados. O resultado sai no dia 18 de setembro e somente os candidatos aprovados nesta etapa continuarão no processo seletivo.

Segunda etapa (classificatória) - Provas Escritas
Essa fase da seleção é dividida em uma prova de conhecimentos em língua estrangeira (disponível para inglês e espanhol), com peso 1 e contendo 10 questões, realizada no dia 8 de outubro, e uma segunda prova de conhecimentos sobre Educação no dia 9 de outubro, de peso 5.

Terceira etapa (classificatória) - Defesa oral do pré-projeto e análise do currículo
Com peso quatro, sendo que, dos dez pontos, sete serão para a apresentação e três para o currículo. A defesa acontecerá em uma audição gravada no Campus Dom Bosco entre os dias 21 a 23 de novembro, mediante a presença de três professores.

O resultado final será calculado pela média ponderada das notas obtidas na segunda e terceira etapas, previsto para o dia 3 de dezembro, divulgado pelo site do programa ou no mural da secretaria. O curso tem duração máxima de 24 meses e há possibilidade de obtenção de bolsas pelas agências Capes, Fapemig ou PIPG/UFSJ.

Cada etapa tem um período específico para a solicitação de recursos, que deverão ser encaminhadas para o email: mestradoeducacao@ufsj.edu.br, obedecendo aos prazos definidos no cronograma da seleção.