Projeto Rondon: Equipe da UFSJ prepara "Operação Pantanal"

Publicada em 25/06/2018

Após orientações iniciais, o grupo de oito alunos e dois professores viaja no próximo dia 6

Alunos de seis cursos diferentes e dois professores compõem a nova equipe da UFSJ que irá viajar pelo projeto Rondon no dia 6 de julho deste ano: a Operação Pantanal. Esta é a quinta equipe que a Universidade envia para fora do estado de Minas Gerais para contribuir com a ação interministerial. O destino é a cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, onde serão produzidos conhecimentos relacionados à Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Orientados pelos professores Marcelo Araújo e Renata Reis, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), os rondonistas sairão do aeroporto da Pampulha transportados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Campo Grande (MS), onde serão recebidos pela unidade do exército da cidade, o 20° Regimento de Cavalaria Blindado (20 RCB). O alojamento será feito no batalhão, local onde serão realizadas algumas reuniões de preparação para o início da Operação, além da abertura oficial da Operação Pantanal. A partir de 8 de julho, a equipe ficará por dez dias no município de Bodoquena, distante 275 km da capital, para só depois retornarem ao 20° RCB em Campo Grande para a cerimônia de encerramento.

A Operação Pantanal propõe aliar a aplicação de conhecimentos obtidos pelos estudantes dentro das salas de aula às necessidades das comunidades locais, numa interação dialógica. Para o professor e coordenador da equipe, Marcelo Araújo, as ações do Projeto Rondon promovem o sentimento de pertencimento, fazendo com que “a comunidade possa enxergar melhor qual a situação em que se encontra e possa vislumbrar um horizonte de desenvolvimento social justo e humano e seja motivada a buscar melhorias por meios próprios e condizentes com a realidade local”.

O Projeto Rondon divide as suas atividades nos três eixos temáticos A, B e C. Responsável pelas atuações relativas ao grupo B, a equipe da UFSJ irá oferecer a comerciantes e proprietários de pousadas, hotéis e bares um minicurso de relacionamento com clientes na área temática de Comunicação e de marketing digital aos gestores municipais e comerciantes na vertente de Tecnologia e Produção, que também abrange a implantação de um cineclube na biblioteca municipal.

Além disso, na área de Meio Ambiente, serão promovidas discussões sobre preservação ambiental com professores e crianças e conversas sobre técnicas agroecológicas com os pequenos produtores rurais e assentados. Por fim, na área de Trabalho, serão oferecidas atividades como um curso de panificação e confeitaria, produção de alimentos em conserva e trocas de informações acerca de técnicas de cultivo de plantas medicinais. Ao final das atividades, os rondonistas devem redigir um relatório que registre as atividades realizadas durante a operação.

Isabella Sales, estudante de Jornalismo selecionada para participar da operação, acredita que a experiência irá contribuir para uma formação cidadã mútua: “Eu acho que é um projeto com o qual você tem a possibilidade de aprender, de ensinar, de compartilhar, de colaborar para o desenvolvimento do Brasil, de conhecer pessoas, lugares, histórias, se mobilizar diante deles.” A equipe irá trabalhar com professores, profissionais de saúde, trabalhadores rurais e agricultores, agentes comunitários de saúde, gestores municipais, jovens e crianças do município, que serão os multiplicadores do conhecimento levado pelos universitários.

Para isso, foram escolhidos quatro estudantes de Medicina, um de Enfermagem, um de Filosofia, um de Jornalismo e um de Zootecnia por meio de um processo seletivo que ocorreu nas cidades de São João del-Rei e Divinópolis. Isabella soube do processo por meio de colegas do mesmo curso que já haviam participado de operações anteriores e se interessou pela iniciativa: “Quando as inscrições foram abertas, eu já estava ansiosa, esperando porque eu já tinha me planejado para participar. Fiz a minha inscrição de acordo com o que pediam nas etapas: enviar a proposta, responder ao questionário, passar pelas dinâmicas, pela entrevista em grupo e individual e fui selecionada”.

Após a seleção, os rondonistas receberam instruções práticas, como as datas principais, vacinação e embarque e desembarque, além de serem mencionados o respeito às particularidades locais, como crenças religiosas e posições políticas da população. Dessa forma, os estudantes devem estar abertos a entender a realidade local, como explica o estudante de Medicina Mateus Boaventura Siqueira, que também foi selecionado para a operação: “Fomos orientados a irmos para a operação preparados para aprender muito. Apesar de estarmos indo desenvolver oficinas e ações sociais, seremos nós quem mais iremos aprender com o projeto. Precisamos estar preparados para situações diversas, em que não poderemos utilizar alguns recursos tecnológicos ou em que devemos nos adaptar para os costumes da comunidade”.

O Rondon

O Projeto Rondon surgiu em 1966 e a primeira expedição aconteceu na Amazônia, com a participação de 30 universitários e dois professores. Coordenado pelo Ministério da Defesa é conduzido em parceria com os Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República e visa promover ações de desenvolvimento social a municípios de baixo IDH e problemas sociais como falta de informação, pobreza e violência.

A primeira experiência da UFSJ no Rondon foi em uma cidade no estado de Paraíba. Desde então, os rondonistas da instituição passaram pelo Pará, Espírito Santo e o destino do último ano foi o estado do Tocantins. É possível acessar mais informações sobre as expedições anteriores e os detalhes da atual por meio do site ufsjnorondon.wixsite.com/ufsjnorondon.

Os estudantes da UFSJ selecionados para a Operação Pantanal de 2018 são: Ana Lúcia Feliciano (Filosofia), Edson Araújo Júnior (Medicina), Heliomara Nunes (Medicina), Isabela Araújo Sales (Jornalismo), Júlia Esteves Assunção (Enfermagem), Mateus Boaventura (Medicina), Vinícius Sacramento (Medicina), Kelen Cristina Marques (Zootecnia).