ProbioFull recebe prêmio de startup destaque

Publicada em 27/04/2018

Desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSJ (PMBqBM), a startup trabalha com a criação de probióticos de valor nutricional

Mais um prêmio para a UFSJ! A agraciada da vez é a startup ProbioFull, que recebeu o título de startup destaque, dentro do Programa “Acelera Mestrado e Doutorado” da FIEMG LAB em união com a Fapemig. Com o objetivo de gerar probióticos de alto valor nutricional a partir de resíduos da Indústria de Laticínios, o projeto é desenvolvido pelos professores Paulo Granjeiro e Juliana Teixeira, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ (CCO), e pelas alunas Tuânia Natacha e Heloísa Carneiro, do PMBqBM.

Essa é a segunda vez que a startup participa de um programa de aceleração. Dividido em duas etapas, todo o trabalho com a FIEMG LAB foi desenvolvido em seis meses. Durante a fase um, a ProbioFull ficou entre as 12 selecionadas das 102 propostas submetidas ao “Acelera Mestrado e Doutorado”. O que permitiu que ela passasse por um pitch, uma apresentação sumária entre três a cinco minutos com o objetivo de apresentar um negócio a possíveis investidores.

Após essa etapa, a ProbioFull se destacou novamente dentro da mesma iniciativa, ficando entre as últimas quatro startups selecionadas para integrar um programa de aceleração no espaço de co-working Atmosphera, em Nova Lima. Neste período, tanto alunos quanto professores da equipe do Campus Centro-Oeste tiveram o acompanhamento semanal de um agente de aceleração, passaram por mentorias e fizeram intensos networkings.

Participação que traz conhecimento não apenas para o projeto em si, mas para toda a UFSJ, como comenta o professor Paulo Granjeiro: “O envolvimento com esses programas fomenta o empreendedorismo no nosso campus e na instituição, pois possibilita que aprendamos para, posteriormente, passarmos esse conhecimento às outras startups da UFSJ, principalmente as que estão em processo de criação”.

Um dos motivos que fez com a ProbioFull fosse reconhecida foi a experiência e o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Além de ser a única que atingiu completamente as metas de desenvolvimento propostas, a startup conseguiu manter conexão com cerca de 30 empresas, conversar com mais de 10 investidores, obter quatro cartas de intenção de compra de seus produtos, transferir tecnologia para uma empresa multinacional e estabelecer parcerias de co-desenvolvimento com instituições já reconhecidas no mercado, como a L’Oréal Paris, Chemyunion, Farmax, Seven Ice e Doctor Brau.

Com trabalhos de transferência de tecnologia e co-desenvolvimento de produtos, daqui a dois ou três anos, a startup pretende abrir uma empresa piloto para produzir os probióticos que estudam.

O projeto: Probio Full

Com uso de lactobacilos, isolados e selecionados a partir dos resíduos de queijos Minas produzidos na região de Divinópolis, a startup ProbioFull atualmente trabalha dentro do setor alimentício, propondo a criação de um alimento funcional com probióticos de alto valor nutricional, que traga benefícios à saúde do consumidor. A ideia é ampliar essa aplicação para mais alguns setores, como o farmacêutico, de cerveja artesanal, de cosméticos, de nutrição animal, entre outros.

O programa: Acelera Mestrado e Doutorado

O propósito do FIEMG Lab é estabelecer conexões estratégicas entre o mercado e as startups. Por isso, o programa “Acelera Mestrado e Doutorado” foi criado para permitir que essas novas empresas tenham contato com investidores renomados, possibilitando a troca de experiência e o espírito colaborativo. Ele ainda incentiva a capacitação dos envolvidos nas startups por meio de mentorias, assistências especializadas, materiais exclusivos, além de bolsas de desenvolvimento. Tudo isso para estimular o interesse dos universitários a transformarem suas pesquisas em meios empreendedores.