Centro Cultural UFSJ divulga edital para Concurso de Artes Visuais

Publicada em 19/04/2018

Foi divulgado, na última semana, o edital para o concurso de Artes Visuais do Centro Cultural UFSJ. As exposições acontecem no próprio Centro Cultural, no Solar da Baronesa, centro histórico de São João del-Rei, em dois espaços: a Galeria Principal, onde são comumente expostas obras tridimensionais como esculturas; e a Galeria Escada, onde são expostos, geralmente, quadros, desenhos, gravuras e fotografias.

A seleção é feita por uma comissão formada por professores de diversos cursos da UFSJ e artistas da região. Para os vencedores da Galeria Principal, a premiação será de R$ 1,5 mil, enquanto os vencedores da Galeria Escada recebem R$ 600 para arcar com os custos de produção das obras.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, professor Ivan Vasconcelos, explica que a remuneração tem o objetivo de auxiliar a produção e democratizar o acesso à galeria: "Começamos a perceber que havia dificuldade de os artistas locais fomentarem a própria arte pelo alto custo de produção”, explica Ivan. Para o professor, a premiação permite que a Universidade atue “como indutora da arte e da cultura."

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível no edital e anexar documentos requeridos e memorial descritivo sobre a obra. É preciso estar atento às especificações requeridas para cada tipo de obra ou mídia audiovisual que o candidato quiser apresentar. O envio de inscrições começa dia 22 de maio e vai até às 17h do dia 8 de junho de 2018, feito exclusivamente pelo e-mail: sepac@ufsj.edu.br.

O resultado deve ser divulgado até dia 29 de junho no site www.ufsj.edu.br/centrocultural. As obras selecionadas serão expostas no segundo semestre. Para mais informações, acesse o edital disponível em https://goo.gl/ZPwtVK.