Período de inscrições de projetos para Iniciação Científica já começou

Publicada em 18/04/2018

Processo tem mudanças em relação ao último ano. Interessados devem ficar atentos, pois, a partir de 2018, haverá apenas um período anual de lançamento de editais

Começaram, desde o último dia 9, as inscrições de projetos nos editais de Iniciação Científica da UFSJ. Serão distribuídas cerca de 400 bolsas com vigências de agosto de 2018 a julho de 2019 e de março de 2019 a fevereiro de 2020. O período de inscrições vai até 14 de maio e não haverá mais submissões de propostas para a modalidade de PIIC.

Diferentemente dos últimos anos, em que havia dois períodos de lançamento dos editais, a partir de 2018 haverá apenas um. As propostas poderão ser encaminhadas para todos os editais, respeitando-se o limite de duas submissões para cada. Essa mudança busca simplificar os processos de seleção dos projetos de iniciação científica e, por ocorrer em apenas uma ocasião anual, possibilitar aos pesquisadores mais tempo para se dedicarem a outras atividades.

Confira a relação dos editais:

Edital 004/2018 - Pibic/Pibiti/CNPq/UFSJ e Piic – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre agosto de 2018 e julho de 2019. Cada docente da UFSJ poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica. Contemplados no Edital 003/2018 com bolsa do CNPq poderão se inscrever, mas não receberão bolsas e terão a opção de desenvolver o projeto na modalidade PIIC. Este edital também dá continuidade à seleção de projetos com potencial para inovação tecnológica, amparados pela Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Edital 005/2018 - Pibic/Pibic-EaD/Fapemig/Capes/UFSJ e Piic – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre março de 2019 e fevereiro de 2020. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica. Contemplados no Edital 003/2018 com bolsa da Fapemig poderão se inscrever, mas não receberão bolsas e terão a opção de desenvolver o projeto na modalidade PIIC. Nesse edital serão oferecidas também bolsas Pibic-EaD, voltadas para projetos com temas relacionados à Educação a Distância.

Edital 006/2018 - PPC/Fapemig/UFSJ – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre março de 2019 e fevereiro de 2020 que envolvam em seu desenvolvimento, de forma coordenada, um bolsista de Iniciação Científica dos cursos de graduação da UFSJ e um bolsista de Iniciação Científica Jr, estudante do Ensino Médio. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica.

Edital 007/2018 - Pibic-Jr/Fapemig – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência de março de 2019 a fevereiro de 2020 que envolvam em seu desenvolvimento um bolsista de Iniciação Científica Jr, estudante do Ensino Médio. Os projetos podem ser desenvolvidos em coorientação com professores da rede pública de ensino médio ou docentes dos institutos federais. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica Júnior.

Edital 008/2018/Prope/Proae -Pidac-Af/Pidati-Af/Pidac-Artes-Af/Pibic-Af/CNPq/UFSJ - Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre agosto de 2018 e julho de 2019, que envolvam em seu desenvolvimento discentes da UFSJ contemplados nos Editais Pase da Proae “ou discentes que entraram na UFSJ por ações afirmativas”. O Edital reserva cotas específicas para projetos de iniciação tecnológica (Pidati-Af) e de iniciação científica na área de Artes (Pidac-Artes-Af).

Os textos completos os Editais de Iniciação Científica da UFSJ podem ser encontrados na página www.ufsj.edu.br/pic/editais.php.