Programa em Medicina Antroposófica abre vagas para interessados em tratamento desmedicalizante

Publicada em 18/04/2018

O programa de extensão “Medicina Antroposófica: uma alternativa desmedicalizante do sofrimento humano”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), está oferecendo vagas para pessoas entre 14 e 28 anos que possuam algum tipo de sofrimento mental e deseje uma alternativa de tratamento menos medicalizante. Interessados devem comparecer ao encontro do dia 7 de maio, às 15h, no pátio central do campus Dom Bosco. O encontro, explica a bolsista Victoria Amorim, objetiva esclarecer como o programa funciona, qual a programação e definição de horários de reuniões.

O programa foi criado em 2016 pelo professor Paulo Maurício Oliveira Vieira, médico antroposófico atuante em São João del-Rei e professor do curso de Medicina da UFSJ. Fazem parte do projeto as acadêmicas Victória Maria Amorim, Lydiane Coelho Andrade e Júlia Serpa.

O objetivo é oferecer uma alternativa desmedicalizante às pessoas com sofrimento mental, com base na Medicina Antroposófica. Já se formaram dois grupos de estudo biográfico, que são grupos terapêuticos em que os assistidos contam suas histórias de vida. No total, foram atendidas 30 pessoas com transtornos como ansiedade e depressão, e que se voluntariaram para participar do programa. As ações foram realizadas no Centro de Referência de Medicina Antroposófica, no bairro Tijuco, com duração de um ano no primeiro grupo e de seis meses no segundo.

A equipe participou, em novembro de 2017, em Recife, do XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica, apresentando o que foi realizado no programa durante os dois anos de execução.

Victoria ressalta que as ações levaram à redução do uso de fármacos psicotrópicos pelos participantes, embora ainda encontrem dificuldades para sensibilizar as equipes de estratégias de saúde da família (ESFs) para execução das práticas em outros locais além do Centro de Referência em Medicina Antroposófica.

Ações Futuras

Neste ano, o programa pretende ampliar o seu público-alvo para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas estaduais e estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que tenham interesse em participar do programa como voluntários ou de serem ajudados.

Contatos

Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o coordenador do programa, professor Paulo Maurício, ou as bolsistas Victoria e Lydiane, pelos e-mails: paulomauricio@ufsj.edu.br, victoria.amorim@yahoo.com.br e lydii_andrade@hotmail.com.