Roda de conversa sobre identidade visual abre atividades do aniversário da UFSJ

Publicada em 17/04/2018 - Fonte: ASCOM

Abril é mês de aniversário da UFSJ. Em 2018, a Universidade Federal de São João del-Rei completa 31 anos de história, marcada pela excelência e pela expansão. Consolidada como uma instituição multicampi, a UFSJ vê o Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, e Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco e Congonhas, completarem dez anos. Juntam-se a eles o Campus Sete Lagoas (CSL) e os campi situados em São João del-Rei, formando uma Universidade forte, que preserva suas raízes.

Nesse contexto de evolução, a instituição promove uma série de atividades até junho. A primeira delas, nesta quinta-feira, 19 de abril, às 16h, acontece no Auditório do Campus Santo Antônio, em São João. Trata-se de uma roda de conversa sobre Identidade Visual, reunindo técnicos e professores de Comunicação e Artes Visuais.

Você sabe o que é a identidade visual de uma instituição?

A imagem institucional nos dias de hoje ganha importância não apenas para empresas com fins lucrativos, mas também para instituições públicas. O avanço das tecnologias, os novos meios de comunicação, a chamada “sociedade da informação” e até mesmo as crises financeira e ambiental colocam para as universidades novos desafios, como a necessidade de se adaptar aos diversos meios e de conquistar novos públicos e novos parceiros.

A identidade visual entra em cena como uma estratégia de comunicação e de gestão para superar tais desafios. É ela que vai manifestar, de forma visível, as características da instituição, que culturas representa e como se insere nas comunidades. Não se trata apenas de uma logomarca, mas de uma estratégia que envolve estudos aprofundados por profissionais de Comunicação, que resultam em diversas aplicações de logomarcas, cores, fontes e imagens.

O tema "identidade visual" é discutido no momento em que a UFSJ se consolida como uma instituição multicampi. A partir desse contexto, a Assessoria de Comunicação, em parceria com outros setores da Universidade, desenvolve diversas propostas de aplicação de marca e layouts que convergem a um padrão institucional de Universidade presente em quatro regiões de Minas Gerais e que preserva os valores culturais de todas elas.

Celebrações nos campi

Em São João del-Rei, a programação de aniversário prossegue nos dias 21 de abril, com missa e culto ecumênico, e no dia 22, com a Corrida Unificada. Em Divinópolis, os primeiros dez anos do Campus são celebrados com "Queen in Concert", no dia 26 de abril; solenidade, mostra de cursos, gastronomia e feira de produtos artesanais, em 19 de maio; e apresentação do teatro Fuzuê, em data a se confirmar em junho.

As atividades de comemoração dos dez anos do Campus Alto Paraopeba serão divulgadas em breve nos veículos de comunicação oficiais da UFSJ (site de notícias, facebook e TV UFSJ).