Saúde do servidor: Siass/UFSJ estabelece acordo com IF Sudeste e Ministério da Fazenda

Publicada em 16/04/2018 - Fonte: ASCOM

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), responsável por coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, firmou acordos de cooperação técnica com o IF Sudeste - São João del-Rei e o Ministério da Fazenda - Minas Gerais. A meta é garantir a implementação da política de atenção à saúde e à segurança do trabalho do Servidor Público Federal, estabelecida pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009.

Para isso, o convênio tem como objetivo a execução de intervenções e atividades de prevenção aos agravos, promoção e acompanhamento de saúde dos servidores e de perícia oficial. A perícia é a forma de identificar a causa e o efeito da possível doença do servidor e ainda, através de inspeção médica, concluir se a pessoa portadora da enfermidade está apta ou não para exercer suas atividades. Os acordos possibilitam aos servidores do IF Sudeste - Campus São João del-Rei e da Receita Federal - Unidade de São João del-Rei realizarem as perícias e juntas médicas no Siass-UFSJ.

A oficialização do contrato aconteceu no início deste mês, mas desde o ano passado que os funcionários são beneficiados também com ações de prevenção e qualidade de vida. É o que explica Mônica Mondaini, diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, que ressalta, ainda, “a parceria firmada em 2017 com o IF Sudeste para ações de promoção da saúde dos servidores e a campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama”.

Os acordos foram firmados com fundamento no Decreto nº 68.33/2009 e regulamentados pela Portaria nº 1.397/2012, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e publicados no Diário Oficial da União no dia 4 de abril de 2018.