Inauguração de prédio marca dez anos do curso de Engenharia Mecatrônica na UFSJ

Publicada em 03/04/2018

Há dez anos, a UFSJ passou a oferecer um novo curso no Campus Alto Paraopeba: Engenharia Mecatrônica. A graduação une diversas áreas do conhecimento - desde elétrica, mecânica e eletrônica até programação. Em comemoração, foi inaugurada, no dia 19 de março, a nova sede do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Ensino em Mecatrônica - o Nipem.

O novo prédio sedia os laboratórios do curso e está equipado de acordo com as necessidades das disciplinas. “É um marco no curso de mecatrônica porque estamos conseguindo montar uma estrutura para interação entre a universidade e a comunidade local”, opina o reitor da Universidade, Sérgio da Gama.

No mesmo dia, também foi celebrada a abertura da Semana Acadêmica de Engenharia Mecatrônica (Semeca) que contou com apoio de empresas sediadas na cidade de Ouro Branco e aconteceu de 19 a 23 de março. “As semanas acadêmicas são extremamente importantes por aproximar os alunos de engenheiros já formados e colocá-los em contato com empresas”, explica o coordenador do Curso, Edgar Furtado. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de minicursos e fazer visitas guiadas.

A organização do evento foi feita por uma comissão de alunos coordenados pela professora Rina Dutra, que foi aluna da primeira turma de Engenharia Mecatrônica da UFSJ. O planejamento aconteceu desde o ano passado para a celebração dos dez anos de curso.

Confira como foram a inauguração e a abertura da Semana Acadêmica na matéria da TV UFSJ: https://www.youtube.com/watch?v=st3tLrjmPI0