"Ser mulher na Universidade": Negah/UFSJ promove roda de conversa

Publicada em 07/03/2018

O Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Direitos Humanos (Negah) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza nesta quinta-feira, 8 de março, uma roda de conversa com o tema “Ser mulher na Universidade”. O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, e o objetivo é refletir sobre as especificidades vivenciadas pelas mulheres na Universidade e criar entre elas uma rede de solidariedade.

A roda de conversa tem previsão de início às 18h30 no pátio externo do Campus Dom Bosco. Sobre o tema, o Negah esclarece: “Vivemos na pele, todos os dias, o que é ser uma mulher no mundo acadêmico. Porém, não é sempre que paramos seja para pensar, falar, compartilhar experiências ou só oferecer/receber apoio nessa caminhada que pode ser tão dolorida”.

Por que falar de mulheres na Universidade?

Segundo a organização do evento, foi somente no ano de 1878 que “nós, mulheres, fomos autorizadas a frequentar o curso superior”, e apenas em 1887 que a primeira mulher ingressou numa universidade no Brasil. “Somente em meados dos anos 1970 nós, mulheres, conquistamos mais espaços dentro do meio acadêmico. Mesmo ocupando a maioria das vagas, ainda somos direcionadas a cursos relacionados ao cuidado, saúde e estética. Só isso já é motivo o suficiente para que nos voltemos para a questão e falemos sobre nossa existência na universidade”.

Negah

O Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Direitos Humanos foi criado em 2017 e desde então promove encontros quinzenais, todas as sextas-feiras.

Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook, aqui.