Academia Divinopolitana de Letras homenageia cientista do CCO/UFSJ

Publicada em 28/02/2018

A Academia Divinopolitana de Letras homenageia no dia 2 de março com o Troféu Orfeu 2018, o professor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Fernando de Pilla Varotti, e outras personalidades. Organizado pelo presidente da Academia, Augusto Ambrosio Fidelis, o evento será em dois dias, 1º e 2 de março - na segunda noite, Varotti recebe a honraria no Plenário da Câmara de Vereadores em “reconhecimento pelo seu trabalho em prol da Ciência e do desenvolvimento da Humanidade”.

Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e pós-doutor pela mesma instituição (2009), o professor recebeu em 2010 a “Medalha Ruth Nussenzweig” como jovem pesquisador em malária, e em 2017 foi eleito “Pesquisador Pleno em Biotecnologia Prêmio Biotech-Space”.

Varotti atua como orientador dos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciências da Saúde do Campus Centro-Oeste em Divinópolis, que este ano comemora dez anos de criação, sempre seguindo os princípios da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. O pesquisador é também chefe do Laboratório de Bioquímica Medicinal (LBqM) e membro fundador do Núcleo de Química Biológica da UFSJ (NQBio), no qual desenvolve desde 2009, com a colaboração de professores e alunos, pesquisas, principalmente em quimioterapia e mecanismos de ação de compostos bioativos.

Nestas pesquisas, que têm a biodiversidade brasileira com grande fonte de matéria-prima, o professor Varotti estuda compostos e moléculas bioativas com potencial antitumoral e principalmente para o combate ao câncer. A descoberta dessas promissoras substâncias pelo pesquisador já proporcionou o depósito e registro de sete patentes entre 2009 e 2017, além de 46 artigos publicados e outras três patentes em fase final de elaboração.

De acordo com professor, a homenagem na cidade que acolheu o campus da UFSJ, ao seu trabalho, como dos demais pesquisadores, estimula a fazer mais Ciência e traz mais responsabilidades em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas acometidas pelo câncer e outras doenças que ainda trazem muito sofrimento. “Buscamos, também, em nossas pesquisas, descobrir substâncias que se tornem medicamentos e possam transformar o câncer em uma doença crônica, menos agressiva”, complementa Varotti.

Conheça mais o trabalho do professor Fernando Varotti:

Troféu Orfeu

Dia 1º de Março de 2018 – 19:30 - Teatro Usina Gravatá: Vereda Dr. Valdemar Rausch, s/nº - Santa Clara.

Dia 2 de Março de 2018 – 19:30 - Plenário da Câmara dos Vereadores: Rua São Paulo, 277 – Centro – Divinópolis.