UFSJ recebe mais de mil alunos da graduação

Publicada em 26/02/2018

Hoje, 26 de fevereiro, é um dia especial para centenas de alunos que iniciam seu ciclo do ensino superior na Universidade Federal de São João del-Rei. Uma semana após o reinício das aulas para veteranos, é a vez de calouros começarem suas atividades da graduação. Apenas calouros inscritos para vagas destinadas a políticas de ações afirmativas do Sisu e que receberam e-mail da Proae/UFSJ devem aguardar o resultado e posterior deferimento de sua matrícula, antes de frequentarem as aulas.

Por conta do cronograma apertado definido pelo Sisu, a análise da documentação de alguns alunos aprovados na ampla concorrência está em andamento. É o caso, por exemplo, dos convocados em terceira chamada que tinham até 23 de fevereiro de prazo para envio de documentos. A previsão da Dicon é que até a sexta-feira, 2 de março, todas essas matrículas estejam devidamente regularizadas.

A UFSJ deseja uma boa jornada a todos e apresenta um pouco mais sobre a estrutura da instituição. Confira:

Multicampi

Congonhas, Divinopólis, Ouro Branco, São João del-Rei e Sete Lagoas. A UFSJ se faz presente nesses cinco municípios mineiros com seus seis campi (Alto Paraopeba, Centro-Oeste Dona Lindu, Dom Bosco, Santo Antônio, Sete Lagoas e Tancredo Neves).

Expansão

Em funcionamento desde 1986, atualmente a UFSJ conta com 46 cursos de graduação, das mais diferentes áreas do conhecimento. Vindos de todos os cantos do país, e de até outros lugares do mundo, a UFSJ acolhe mais de 12 mil alunos.

Ensino, pesquisa e extensão

Alicerçada nos três pilares da pesquisa, ensino e extensão, a universidade proporciona uma formação profissional que expande os muros acadêmicos por meio de programas, projetos e atividades. Além dos cursos presenciais, ela também oferece quatro graduações a distância e ainda mais 27 programas de pós-graduação stricto sensu.

No site

Documentações, horários de aulas, inscrições periódicas e outras informações administrativas podem ser obtidas no site da própria universidade, na aba “Minha UFSJ”. Para acesso, é preciso do número de CPF e uma senha de estudante. Vale lembrar que o calendário acadêmico da graduação já está disponível - clique aqui.

Setores

Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon): É o órgão que cuida e acompanha a vida escolar dos discentes, em termos de documentação. O telefone de contato é 32 3379-5457.

Restaurantes Universitários: A UFSJ tem cinco unidades, localizadas nos campi Dom Bosco, Tancredo Neves, Sete Lagoas, Alto Paraopeba e Dona Lindu. Clique aqui e confira preço e horários de funcionamento.

Biblioteca: Um serviço importante oferecido pela biblioteca é a criação das carteirinhas de estudante. Além das unidades presenciais, você também pode buscar, reservar e renovar livros por meio do portal online.

Apoio Estudantil: A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) é a responsável por desenvolver programas e projetos de assistência, permanência, saúde, culturais e sociais com os alunos da instituição. Ela está localizada no antigo prédio do Depel (Prédio Verde – PV), sala 2.21E, Campus Santo Antônio. Telefone para contato (32) 3379- 5440 .

Mais informações sobre a instituição pode ser conferidas nos meios de comunicação da universidade: site de notícias, página no Facebook, TV UFSJ ou nas publicações da revista Quanta.