Redução do consumo de energia vai além do horário de verão

Publicada em 16/02/2018 - Fonte: ASCOM

Com ações simples do dia a dia, a conta de luz no final do mês pode vir muito mais barata - e o meio ambiente agradece!

O horário de verão termina dia 17 de fevereiro, mais de 120 dias após ter começado. Durante os meses de verão, os relógios das regiões Sul, Sudeste, e Centro-Oeste são adiantados em uma hora. A intenção é que a luz solar seja melhor aproveitada no final da tarde e ocorra redução do gasto de energia. Mesmo com o final do horário de verão, é possível economizar na conta de luz durante o ano todo por meio da adoção medidas simples e, principalmente, do uso consciente. Quer reduzir suas despesas com energia elétrica? Preste atenção nas dicas ao final desta matéria.

Na UFSJ algumas ações estão sendo feitas para diminuir esses gastos. “Em relação às novas edificações há uma tentativa de maximizar o uso da iluminação natural, como forma de reduzir a necessidade da utilização da artificial”, explica o engenheiro eletricista da Divisão de Projetos e Obras da UFSJ, Caio Eduardo Silva.

Além disso, no Restaurante Universitário do Campus Santo Antônio (CSA), serão utilizadas lâmpadas de LED, que são mais eficientes que as fluorescentes tradicionais e, portanto, gastam menos energia. A UFSJ também teve o projeto aprovado para troca de iluminação: “teremos a substituição das lâmpadas dos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves para LED, que trará uma considerável redução no consumo de energia elétrica”, conta o engenheiro.

A economia no dia a dia, porém, não precisa de grandes modificações. Corrigindo pequenos vícios e adotando ações simples é possível diminuir o gasto e os impactos que o alto consumo provocam no meio ambiente. Algumas dicas podem ajudar você a reduzir a conta de luz no final do mês, seja na sua casa, na sua república ou mesmo no ambiente de trabalho.

Em casa/ república

Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Estas, além de terem vida útil maior, também são mais eficientes. “A lâmpada incandescente consome quatro vezes mais do que a fluorescente compacta”, explica Caio;

Não deixe a luz acesa desnecessariamente. Ao sair de algum cômodo, apague para evitar gastos;

Deixe janelas, cortinas e portas abertas para aproveitar ao máximo a luz do dia. Coloque escrivaninhas de estudo e trabalho próximas às janelas para usar mais a iluminação natural;

Use o chuveiro de forma consciente, evitando banhos muito demorados. “Além disso, é recomendável utilizá-lo em temperaturas que sejam agradáveis, mas não em temperaturas muito altas, principalmente no verão, pois nestas o chuveiro consome mais energia elétrica”, esclarece o engenheiro;

Não abra a geladeira com muita frequência. Também é recomendado prestar atenção à borracha de vedação, “para garantir que não há desperdício de energia para suprir a perda de ‘calor’ quando as borrachas estão ressecadas”;

Deixe acumular roupa para ligar a máquina de lavar e o ferro. Eles utilizam muita energia, que pode ser economizada usando-os de uma vez só;

Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados na tomada quando não estão em uso. Dispositivos que, mesmo desligados, ficam com uma luz acesa (stand-by), como televisão, microondas e DVD, ainda consomem energia. “A potência destes equipamentos em stand-by é pequena, entretanto, numa residência, por exemplo, normalmente possuímos vários destes aparelhos, que normalmente permanecem neste estado de stand-by por muitas horas, o que pode tornar o consumo considerável”, recomenda Caio Eduardo Silva;

Não deixe carregadores conectados à tomada quando não estão sendo usados. Mesmo que o consumo de energia seja menor comparado a quando há um aparelho conectado, esse desperdício ainda assim pode ser evitado.

No trabalho

Aproveite ao máximo a luz natural, deixando cortinas e janelas abertas para ajudar a clarear o ambiente;

Mantenha as luzes apagadas quando o espaço não estiver em uso, como nos intervalos e ao final do expediente;

Desligue os computadores quando não estiverem sendo usados, principalmente quando estiver indo para casa