Inscrições para disciplinas isoladas do Mestrado em História

Publicada em 16/02/2018

Interessados têm os dias 19 e 20 de fevereiro para realizar a inscrição

Existem muitos caminhos para se seguir após o término do curso de ensino superior. Um deles é se tornar aluno em modalidade especial dentro dos programas de pós-graduação, realizando disciplinas nos mestrados e doutorados, sem ser estudante regular do programa. Se você se interessou pelo assunto, saiba que o Programa de Pós-Graduação em História da UFSJ (PGHIS) está com edital aberto para inscrição em disciplinas isoladas no mestrado. As vagas são para o primeiro semestre de 2018 com inscrições nos dias 19 e 20 de fevereiro. 

Ao total, serão ofertadas cinco disciplinas, sendo duas de caráter obrigatório (“Poder e Relações Sociais” e “Cultura e Identidade”) e três optativas (“História e Direitos Humanos dos indígenas nas Américas”, “História, Território e Sociedade” e “História e Documentário”). Os dias, horários e professores responsáveis podem ser conferidos no edital da seleção

Para participar, é preciso ser graduado em História ou em cursos afins desta área. Os candidatos só podem cursar uma disciplina isolada, e alunos já reprovados pelo programa não podem integrar a seleção. Mais regras sobre a inscrição são encontradas na norma que regulamenta o programa (confira aqui). 

De acordo com o edital, a inscrição é feita exclusivamente pela internet por meio de dois procedimentos: o envio do formulário preenchido e digitalizado, disponível em anexo, para o email “pghis@ufsj.edu.br”, tendo como assunto o código da disciplina isolada; e também o envio do currículo cadastrado na plataforma Lattes. 

A solicitação será analisada pelo Colegiado da Pós-Graduação em História, conforme a disponibilidade de vagas, a análise do currículo e a coerência da justificativa do pedido de inscrição. O resultado está previsto para o dia 28 de fevereiro e será divulgado pelo site do programa.

Candidatos selecionados para as disciplinas isoladas, no ato da matrícula, deverão apresentar originais e fotocópias dos comprovantes de escolaridade e documentos pessoais, detalhados no edital. A data para a entrega ainda não foi definida. Não apresentar os documentos durante a matrícula ou não seguir os padrões estabelecidos para o envio do email levam à exclusão do candidato do processo seletivo. 

Programa de Pós-Graduação em História

Credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa tem como objetivo formar profissionais de História habilitados para a pesquisa e a docência em instituições de ensino superior ou em órgãos de preservação de documentos e da memória. A pós-graduação ainda pretende qualificar professores de escolas de ensino fundamental e ensino médio.