VI Mostra de Profissões da UFSJ começa dia 24

Publicada em 22/11/2017 - Fonte: ASCOM

Fim de ano, tipicamente, é um período dedicado à reflexão. Para alguns, é tempo de avaliar os resultados ao término de um ciclo e traçar os passos futuros para o próximo ano. Para outros, como os estudantes que vão concluir o Ensino Médio, é um momento de decisão, principalmente no campo profissional. Pensando neste período de tensões, a Universidade promove, a partir desta sexta, 24 de novembro, a sexta edição da Mostra de Profissões da UFSJ, que tem por objetivo apresentar as oportunidades de formação oferecidas em seus 39 cursos de graduaçã.

A iniciativa, realizada no Campus Santo Antônio (CSA), é promovida pelos próprios estudantes da UFSJ, sob a responsabilidade da Central de Empresas Juniores da UFSJ (Cenje), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). A ideia dessa Mostra nasceu em 2012, com a empresa Dinâmica Consultoria Júnior.

Com o tema Liberte-se, seu caminho é você que escolhe, a programação 2017 conta com palestras, apresentações de projetos de extensão e pesquisa, de grupos de estudos, de centros acadêmicos e de empresas juniores, além de atrações culturais nos intervalos. Visto que os estudantes do Ensino Médio sofrem com as imposições psicológicas, familiares e sociais para definirem o quanto antes qual curso pretendem seguir, a escolha da temática da Mostra vem mostrar que eles são livres para escolher os rumos de seus futuros.

Por isso, a programação, diferente de edições anteriores, será construída por cada participante, montando sua visitação de acordo com seus interesses pessoais. Os cursos não terão horários fixos de apresentações e os estandes, dirigidos pelos discentes da UFSJ, ficarão à disposição durante todo o dia. A estrutura será organizada em tendas, de modo que todos os cursos fiquem visíveis em um mesmo local.

Para a graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, Karla Silva, uma das representantes da Cenje na Mostra de Profissões, esta não é apenas uma oportunidade “de divulgar os cursos da UFSJ, mas de apresentarmos a Universidade à região. Prestamos, assim, um serviço à comunidade, auxiliando esses estudantes a tomarem suas decisões e a conhecerem o ambiente do Ensino Superior”.

Apesar de o público-alvo ser os alunos de Ensino Médio ou participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer pessoa interessada pode vir conhecer a UFSJ. De acordo com a Cenje, espera-se, aproximadamente, mais de 500 participantes durante o evento, entre visitantes e alunos da UFSJ.

As inscrições são gratuitas, realizadas somente para o controle da organização, feitas na modalidade individual ou institucional (por escolas). Os detalhes da programação oficial da VI Mostra de Profissões podem ser conferidos neste endereço.