Dia Nacional da Coleta de Alimentos: arrecadação recorde

Publicada em 22/11/2017

Número de voluntários também superou expectativas

Durante o último sábado, 11, cerca de 150 voluntários se posicionaram na entrada de supermercados da cidade, recebendo mais de 4 mil quilos em doações para o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Os mantimentos serão distribuídos entre 14 instituições de São João del-Rei e região.

O coordenador local dessa iniciativa, professor Denner Luís da Silva, do Departamento das Psicologias, avalia a arrecadação como surpreendente. “No atual contexto de crise, esperávamos uma doação similar ou menor à do ano passado, cerca de 3 mil quilos”. O número de supermercados participantes da ação também aumentou em relação ao ano passado: foram cinco em 2017.

O sucesso não teria sido possível sem a participação, também recorde, de voluntários. Apesar de apenas 60 terem se inscrito por meio do formulário eletrônico, várias pessoas se dispuseram a estar nos supermercados no dia da coleta, inclusive membros da Sociedade São Vicente de Paula, que recebem parte dos alimentos arrecadados. “Nossa campanha tem como objetivo fomentar essa dupla face da caridade, pois não é apenas quem doa o alimento que a está praticando, mas também aquele que solicita”, explica Denner.

Em todo o Brasil, a campanha arrecadou 174 toneladas de alimentos. “Para nós, coordenadores do gesto, a campanha é uma atitude educativa para nossa sensibilidade, além de um aprendizado sobre o sentido verdadeiro da palavra caridade”, avalia o professor. É como se o lema da campanha deste ano - Partilhando as necessidades, para partilhar o sentido da vida - ganhasse forma e sentido por meio do empenho de todos.

A campanha ao longo dos anos