Conheça os cursos da UFSJ que receberam cinco estrelas no Guia do Estudante

Publicada em 16/10/2017

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, chega às bancas a nova edição do Guia do Estudante. A publicação da Editora Abril avaliou 37 graduações da Universidade Federal de São João del-Rei, das quais sete receberam nota máxima: as licenciaturas em Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Pedagogia, Química e Teatro, e o bacharelado em Psicologia. A partir de amanhã, o site da UFSJ traz matérias especiais sobre esses cursos.

Outras 21 graduações obtiveram nota quatro, ou seja, foram consideradas muito boas. Duas estão situadas no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, um no Campus Alto Paraopeba, em Ouro Branco/Congonhas, e os demais em São João del-Rei. Houve também nove cursos com a avaliação de três estrelas, considerados “bons”.

Quem participa?

Para fazer parte da avaliação, é necessário que as graduações tenham os seguintes requisitos: ter a titulação de bacharelado (excluindo Pedagogia e Educação Física), ter a primeira turma formada em 2014 ou em anos anteriores, ser presencial, conter turmas em andamento e ofertar o curso no próximo processo seletivo.

Os cursos são avaliados por uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores. Por isso, o Guia do Estudante enfatiza que os resultados refletem, sobretudo, a imagem do curso perante a comunidade acadêmica.

O passo a passo da pesquisa

De acordo com informações do Guia do Estudante, a avaliação dos cursos superiores dura, em média, nove meses e acontece em cinco etapas:

1. Atualização dos dados das instituições: por e-mail ou telefone, a redação do GE entra em contato com as instituições de ensino superior do Brasil. Com o preenchimento de um formulário on-line, elas informam quais cursos abrirão vagas no próximo ano.

2. Seleção dos cursos para avaliação: a GE analisa quais cursos obedecem aos quatro requisitos necessários. Eles serão os avaliados para a próxima edição.

3. Preenchimento do formulário: os coordenadores de graduação ficam responsáveis por responder a 21 questões a respeito das características dos cursos. Essas respostas servem apenas para nortear os avaliadores e, mesmo que um curso não responda, mesmo assim ele é avaliado.

4. Pesquisa de opinião com os consultores: os cursos recebem notas de um grupo de consultores, formado por coordenadores, diretores de departamentos e professores. Essa avaliação tem nota máxima de cinco estrelas (excelente) e mínima de um (ruim). Os cursos são avaliados de forma aleatória e por muitos consultores.

5. Atribuição dos conceitos: cada curso recebe sete avaliações, sendo que as de menor e maior pontuação são descartadas. A nota final é a média das outras cinco avaliações. Além disso, também se leva em consideração as notas de anos anteriores.

Confira a lista completa e a quantidade de estrelas dos cursos avaliados da UFSJ:

Administração (Bacharelado) – 3 estrelas
Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) – 4 estrelas
Artes Aplicadas (Bacharelado) – 3 estrelas, enquadrado no Guia em "Artes Visuais"
Bioquímica (Bacharelado) – 4 estrelas, enquadrado no Guia em "Biotecnologia e Bioquímica"
Ciências Biológicas (Licenciatura) – 5 estrelas
Ciências Biológicas (Bacharelado) – 4 estrelas
Ciências Contábeis (Bacharelado) – 4 estrelas
Ciências da Computação – 4 estrelas
Ciências Econômicas (Bacharelado) – 4 estrelas
Educação Física (Licenciatura) – 4 estrelas
Enfermagem (Bacharelado) – 4 estrelas