Avaliação da Capes aponta evolução da pós-graduação da UFSJ

Publicada em 22/09/2017

Na última quarta-feira, 20, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). No quadro classificatório, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) deu um salto na qualidade de ensino em distintas áreas da pós-graduação. Confira como os programas da UFSJ foram avaliados.

Os grandes destaques do quadro avaliativo foram os cursos de Mestrado e Doutorado em Bioengenharia, que tiveram suas notas elevadas para 5, em uma escala com máxima de 7. Na última classificação, divulgada em 2013, os cursos foram avaliados em 4. Tal evolução representa prestígio para a Universidade e, principalmente, demonstra grande aperfeiçoamento na qualidade de ensino e pesquisa da área.

O conceito da Bioengenharia, segundo o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, professor André Luiz Mota, é muito significativo. “Alcançamos o segundo programa com conceito 5, sendo o primeiro nascido na UFSJ a atingir esse conceito, o que é um reconhecimento da excelência desse Programa”. O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) também recebeu 5, assim como na avaliação anterior.

Também estão em evidência os cursos de mestrado em Engenharia Mecânica e Psicologia, que tiveram suas notas aumentadas de 3 para 4, na avaliação. Nos últimos quatro anos, ambos os programas investiram em novas metodologias de ensino, assegurando uma melhor formação de profissionais. “Estamos atingindo uma dezena de programas com avaliação igual ou superior a 4. Isso reflete o amadurecimento da pós-graduação, da pesquisa institucional”, celebra André.

A UFSJ manteve boas avaliações dos cursos de Mestrado em Ecologia, Ciências Agrárias, Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, Enfermagem, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Ciências Farmacêuticas, Geografia, História, Teoria Literária e Crítica da Cultura; nos cursos de Mestrado e Doutorado em Física e Química dos Materiais, Biotecnologia e Ciências da Saúde; nos Multicêntricos em Química e também Bioquímica e Biologia Molecular; e no programa de Física em Associação Ampla com Ufla e Unifal.

Os demais programas de pós-graduação enviarão à Capes recursos de reconsideração e, portanto, permanecem em fase de avaliação.

Metodologia de Avaliação

Os programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior são avaliados pelas comissões de área de avaliação e pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTE-ES). Nesta edição, a primeira fase de análise ocorreu entre os dias 3 de julho e 11 de agosto, e a segunda de 21 a 25 de agosto e de 28 de agosto a 1º de setembro.

Para a avaliação, os especialistas utilizam como base as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período de análise. Os quesitos de avaliação são: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Foi examinada a qualidade dos programas com, pelo menos, um ano de funcionamento.

Os insumos dos resultados servem para que os alunos possam escolher seus futuros cursos, para que agências de fomento nacionais e internacionais orientem suas políticas, além de sondar novas possibilidades de redução de desigualdade entre as regiões do Brasil ou na esfera das áreas de conhecimento.

Pós em expansão

André ressalta, ainda, que os bons resultados consolidam o processo de expansão da pós-graduação na UFSJ. “Há dez anos a gente oferecia apenas oito cursos de pós-graduação, e agora, em uma década, este número atualmente chega a 27”. E vem novidade por aí: Já está em tramitação a apresentação de duas propostas de criação de novos programas de pós-graduação com cursos de mestrado. Soma-se, ainda, a abertura de três cursos de doutorado em programas existentes. Novas informações sobre os programas e cursos serão divulgadas em breve nos veículos de comunicação oficiais da UFSJ (site de notícias, facebook e TV UFSJ).