Campus Sete Lagoas desenvolve atividades com cervejas artesanais

Publicada em 22/09/2017

Qual a relação entre uma graduação na universidade e a produção de cervejas artesanais? O curso de Engenharia de Alimentos da UFSJ, ofertado no Campus Sete Lagoas (CSL), é um dos espaços abertos a atividades relacionadas ao tão desejado produto. No âmbito do curso, por exemplo, foram criados grupos de estudos acerca do tema. Alunos e docentes participam de visitas técnicas, pesquisas na área e alguns até se arriscam a produzir sua própria cerveja. As iniciativas na UFSJ são dos professores Mateus Junqueira, Andréia Marçal e Juliano Cury.

No final de 2015, foi criado o Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (GCERVA). Em 2016, nasce o Grupo de Pesquisa em Cervejas Especiais, pertencente ao Diretório de Pesquisas do CNPq. O GCERVA se reúne semanalmente com intuito de discutir os assuntos relacionados à produção de cerveja artesanal. Tem a participação dos três professores mencionados acima e de alunos principalmente do curso de Engenharia de Alimentos, embora não seja restrito a ele. O Grupo tem se destacado em relação à extensão de suas atividades à sociedade, convidando pessoas ligadas à produção de cerveja artesanal na cidade de Sete Lagoas para ministrar palestras, participando de eventos da cidade ligados a este tema e organizando eventos acadêmicos abertos à comunidade externa.

Já pensou, por exemplo, num “workchopp”? Pois o GCERVA organiza o Workchopp de Cultura Artesanal Cervejeira, que alcança considerável impacto regional. Com duas versões, realizadas em novembro de 2016 e julho de 2017, atingiu público de cerca de 150 pessoas, sendo boa parte externa à comunidade do Campus. Este evento trouxe ao CSL para ministrar palestras importantes autoridades no tema “cerveja artesanal”, como mestres cervejeiros de renomadas microcervejarias mineiras, e ainda sommelier de cervejas, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de empresa de insumos de higienização e sanitização, e professores universitários.

Visitas técnicas

Outra atividade que o curso promove com alunos e docentes são as visitas técnicas, com o objetivo de inserção dos discentes em unidades produtivas. Os membros do GCERVA visitaram as microcervejarias Wäls e Verace e, na última terça-feira, 19, os estudantes da disciplina de Tecnologia de Bebidas e os professores Mateus Junqueira e Andréia Marçal visitaram as instalações produtivas da Cervejaria Falke, do renomado mestre cervejeiro Marco Falcone, ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais.

Fundada em 2004, a Falke Bier é uma cervejaria familiar, que nasceu da iniciativa dos irmãos Marco Antonio, Juliana e Ronaldo Falcone de abandonar suas atividades e investir em um projeto de qualidade de vida. A cervejaria produz hoje 11 rótulos de cervejas especiais, sendo dois desses sazonais.

Os estudantes puderam conhecer um pouco da história da cervejaria, desde sua idealização até a ampliação para um nova fábrica, uma das mais modernas microcervejarias do país. Além disso, aprenderam sobre todo o processo produtivo em escala real, desde a recepção dos insumos, até o envase, passando por todos os equipamentos e instalações do Falke.

Pesquisas

Docentes e discentes do Campus Sete Lagoas desenvolvem trabalhos de pesquisa na área, com assuntos relevantes como o desenvolvimento de cervejas sem glúten a partir do sorgo para alimentação humana desenvolvido pela Embrapa; cerveja com leveduras de potencial probiótico; cerveja com leveduras silvestres isoladas de frutas regionais, entre outros.

O campeão

O Campus Sete Lagoas tem até um campeão das cervejas: no ano passado, o Festival de Cervejas Artesanais de Tiradentes TremBier promoveu o 1º Concurso de Cervejeiros Caseiros do Festival, direcionado para produtores artesanais. Quem levou o prêmio? O aluno do curso de Engenharia de Alimentos da UFSJ, Lucélio Ambrósio Araújo Nascimento, conquistou o 1º lugar. Relembre: ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=5768