Coleta de óleo de cozinha nos campi: uma boa opção para você e o meio ambiente

Publicada em 21/09/2017 - Fonte: ASCOM

Você já parou para pensar no que acontece depois que o óleo de cozinha usado é despejado no ralo da pia? Provoca danos ambientais ao contaminar rios, mas, antes disso, traz prejuízo em sua residência e na cidade. É que o óleo desce pela rede de esgoto como se fosse uma cola, danificando a estrutura de coleta da água. No caminho até os rios, prejudica o escoamento da água das chuvas. Na UFSJ, ações pontuais de projetos de extensão chegaram a promover coleta de óleo em anos anteriores. A ideia, agora, é que a atividade seja permanente – e, veja só, com contrapartida para a Instituição, que receberá mudas de árvore para o projeto UFSJ + Verde.

A ação de coleta de óleo vegetal já está sendo realizada por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), presentes nos Campi Dom Bosco e Santo Antônio - e, em breve, no Campus Tancredo Neves. Esses ecopontos foram instalados em parceria com uma empresa recolhedora de óleo e atendem tanto o público interno (alunos, professores, técnicos e funcionários) quanto o externo (comunidades), expandindo a ação ambiental para São João del-Rei como um todo. Há uma destinação ambientalmente correta para o óleo coletado, pois ele é reciclado pela empresa.

É fácil fazer o descarte correto do óleo de cozinha. Uma boa dica é separar uma garrafa PET em sua casa para essa finalidade. Depois de cada fritura, despeje nela o óleo usado. Leve a garrafa a um dos pontos de entrega voluntária e, por fim, passe a dica a seus amigos.