Evento lança Programa "Empreenda. Em Ação!" na UFSJ

Publicada em 29/08/2017

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promove nesta sexta-feira, 1º de setembro, o evento de lançamento do Programa “Empreenda. Em Ação!”. As atividades da programação terão início às 14h e serão realizadas no Auditório da Biblioteca do Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). O encontro será composto por reuniões e apresentações com os responsáveis, professores e alunos envolvidos no Programa.

Às 14h será realizada a abertura oficial com a presença do professor Álvaro R. Pereira Júnior, idealizador e coordenador geral do projeto. Na ocasião, os responsáveis explanarão os escopos e metas do “Empreenda. Em Ação!”. Logo após, às 15h, os professores dirigentes das disciplinas de empreendedorismo ligados ao Programa participarão de reunião para decisão de direcionamentos. Para fechar a programação, às 15h30, haverá reunião com os possíveis patrocinadores e agentes de empreendedorismo.

O Programa “Empreenda. Em Ação!” consiste em um projeto criado na disciplina de empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) no ano de 2013. Com o intuito de disseminar a educação empreendedora em Minas Gerais, os idealizadores do Programa decidiram expandir o projeto para outras instituições. Assim, por intermédio de edital lançado pela Associação de Desenvolvimento de Software, Produtos e Pessoas da Região dos Inconfidentes Mineiros (DevelOP), setor organizador do Programa, a UFSJ, e outras 15 IES do estado, foi selecionada para integrar-se à competição.

Durante a execução do “Empreenda. Em Ação!”, os alunos deverão criar um projeto com foco na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais, que será colocado em prática por meio de disciplinas curriculares, da graduação e pós-graduação, relacionadas ao empreendedorismo. Ao longo das aulas, os trabalhos serão elaborados e estruturados para serem expostos em evento competitivo organizado pela própria Universidade.

Os três melhores projetos desenvolvidos dentro da UFSJ seguirão para a grande final, em Ouro Preto, na qual os finalistas participarão de rodadas presenciais e virtuais de investimento. No evento, os melhores projetos de empreendedorismo universitário do estado serão reconhecidos.

A iniciativa de trazer a competição à UFSJ veio do professor do Departamento de Ciências da Computação Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, com o apoio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico do Campos das Vertentes (Indetec), mediante sua coordenadora, a professora Valéria Maria Martins Judice, e da administradora Moema Guimarães Santos, além dos professores da UFSJ que lecionam disciplinas associadas ao ramo do empreendedorismo.

Confira a programação:

14h: Lançamento do PEA na UFSJ aos estudantes das disciplinas da área de empreendedorismo.
Local: Auditório da Biblioteca - Ctan

15h: Reunião com professores envolvidos nas disciplinas da área de empreendedorismo registradas no PEA.
Local: Sala do Curso de Ciência da Computação - Ctan

15h30: Reunião com possíveis patrocinadores/agentes de empreendedorismo.
Local: Sala do Curso de Ciência da Computação - Ctan