Uma rede mais eficiente e mais segura

Publicada em 16/08/2017 - Fonte: ASCOM

Entre os dias 10 e 15 de agosto, membros da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) realizaram vasto trabalho para alterar as configurações lógicas da rede dos três campi de São João del-Rei (Dom Bosco, Santo Antônio e Tancredo Neves) e Centro Cultural, visando a uma rede mais segura e mais eficiente. Esse processo, denominado pela equipe como “migração da rede”, consiste em segmentar a rede lógica da UFSJ por setores e/ou prédios. O mutirão envolveu vários professores do Departamento de Ciência da Computação, servidores efetivos do NTInf, servidores terceirizados e teve o apoio de representantes de empresas como Dell e AltasNet.

O trabalho, apesar de gerar transtornos passageiros aos usuários, como a instabilidade na rede nos últimos dias, traz uma série de ganhos daqui para a frente. Confira alguns deles.

Facilidade para detectar causas da lentidão da rede

Até a semana passada, a rede lógica da UFSJ em São João del-Rei era única, contemplando todos os campi e prédios. Com essa configuração, alguns problemas eram recorrentes. Quando algum equipamento do Campus Tancredo Neves (CTAN), por exemplo, apresentava algum tipo de funcionamento inesperado ou incorreto e inundava a rede com pacotes de dados desnecessários, como um simples pedido de impressão procurando pela impressora correta, mesmo quem estava no Santo Antônio sentia os efeitos desse mau comportamento. Toda a rede da UFSJ na cidade se tornava extremamente lenta ou até mesmo, em alguns casos, travando por completo. Além disso, encontrar a causa desse tipo de problema era muito demorado, pois a equipe do NTInf precisava varrer todos os prédios e campi. Com a segmentação, os efeitos relacionados ao mau funcionamento de um equipamento de rede ficará restrito ao setor/prédio onde ele está instalado, proporcionando uma identificação mais rápida do problema.

Firewall: mais segurança e velocidade para a rede interna

Além da segmentação, foi implantado o novo equipamento de Firewall adquirido no fim do ano passado. Firewall é um dispositivo de segurança de rede responsável por conceder ou não acesso no fluxo de dados entre a Internet (região não confiável) e a rede interna da UFSJ (região confiável). Durante muitos anos, esse processo dentro da UFSJ era feito por meio de computador comum, com um software específico (IPTables) configurado para realizar esse tipo de controle. Trata-se de uma solução apropriada para uma rede pequena, entretanto, menos eficiente para uma rede como a da UFSJ, que tem crescido muito ultimamente.

O processo de configuração da solução anterior é trabalhoso e o tráfego da rede ficava limitado a esse computador, não permitindo que a UFSJ utilizasse na totalidade o link de dados disponibilizado pelo RNP, que atualmente é de 1 GigaBits/segundo. Com a implantação do novo equipamento, a equipe do NTInf tem um controle mais detalhado do tráfego de nossa rede. A identificação de tentativas de invasão ou comportamentos maliciosos pode ser feita de forma mais rápida. Assim, espera-se que o link da UFSJ seja mais bem utilizado, melhorando a velocidade da rede como um todo.

Avanços e planejamento

O processo vem sendo planejado há um ano e incluiu compra de equipamentos, entendimento e documentação da topologia da rede da UFSJ e definição de cada tarefa que foi executada durante os últimos seis dias. O planejamento levou em consideração também o momento que pudesse causar o menor transtorno para comunidade acadêmica da UFSJ. Assim, foi evitado o fim do semestre passado e também o período de férias, quando os alunos realizam suas inscrições periódicas. Daí a opção pelo feriado prolongado no início do semestre letivo.

O Núcleo de Tecnologia da Informação ressalta que problemas ainda podem acontecer e, nesses casos, pede a colaboração e a compreensão da comunidade acadêmica. O NTInf se coloca à disposição para ajudar no que for preciso a partir de sua Central de Suporte pelos telefones (32) 3379-2338 e 3379-2377.

As modificações podem ser consideradas um grande avanço da UFSJ, tratando a Tecnologia da Informação como uma ferramenta estratégica para a Universidade. O objetivo é aumentar a disponibilidade de nossa rede, tornando-a mais rápida e segura. A partir dessas novas configurações, espera-se anunciar outras melhorias em breve.