UFSJ oferece preparatório para o Enem

Publicada em 14/08/2015

Vagas exclusivas para alunos da rede pública de ensino em Divinópolis

Alunos da Universidade Federal de São João del-Rei, sob a coordenação do professor Eduardo Henrique Lima, do curso de Medicina, iniciam, na próxima semana, o projeto CIPPE – Curso Intensivo Preparatório para o Enem, direcionado a alunos que estejam cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas de Divinópolis.

Esse projeto de extensão que tem como meta ampliar as chances de acesso de estudantes egressos de escolas públicas ao Ensino Superior. Segundo Lucas Rossiter, aluno da Medicina e um dos autores do CIPPE, a assimetria entre as escolas públicas e privadas dificultam a entrada de alunos em cursos de alta demanda, marcados pela prevalência daqueles que se formaram em escolas particulares. Daí a necessidade de equalização, na qual o projeto pretende influir.

Inicialmente, serão 47 vagas. Com apoio da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, as aulas vão acontecer na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, de segunda à quinta, de 19h às 22h; às sextas, de 19h às 21h, e aos sábados, de 9h às 12h, e de 14h às 16h. As disciplinas ministradas serão Português, Redação, História, Geografia, Biologia, Física I e II, Matemática I e II e Química I e II e Língua Estrangeira. Além das aulas expositivas, os participantes do CIPPE poderão frequentar monitorias aos sábados, de 14h às 16h, para esclarecer dúvidas referentes a exercícios propostos em sala de aula, bem como às redações.

Nos outros dois sábados do mês, serão realizados simulados com questões elaboradas nos moldes do Enem, para a autoavaliação da aprendizagem. A aula inaugural do Curso Intensivo Preparatório para o Enem está agendada para a próxima segunda-feira, dia 17, às 18h, no Auditório do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.