ENADE: Esclarecimentos

Publicada em 09/01/2015

No final do mês de dezembro de 2014 a imprensa divulgou ranking do Ensino Superior no Brasil baseando-se nos resultados disponiblilizados pelo Ministério da Educação. A Universidade Federal de São João del-Rei obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade da Educação Superior no país, em uma escala que varia de 1 a 5.

Este conceito coloca a UFSJ entre as 50 melhores universidades do país, dentre 2.020 instituições de ensino superior. O resultado, divulgado em 19 de dezembro de 2014 pelo Ministério da Educação e INEP, são relativos ao ENADE 2013. Nesta edição do Exame, todos os cursos avaliados na UFSJ obtiveram nota 4: Engenharia Agronômica no Campus Sete Lagoas, Enfermagem e Farmácia no Campus Centro-Oeste (CCO), em Divinópolis, e Zootecnia no Campus Tancredo Neves em São João del-Rei, com exceção da Medicina do CCO.

O IGC leva em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia as graduações e os conceitos médios de mestrado e doutorado, segundo as avaliações da CAPES, ocorridas no último triênio (2011-2012-2013). Desde que o índice foi instituído, a UFSJ sempre obteve conceito 4, conforme quadro abaixo:


 

IGC 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Contínuo 339 334 345 345 3,3973 3,3964 3,3602
Faixa (Nota final) 4 4 4 4 4 4 4

 

Medicina (CCO)

Em outubro de 2013, a comissão de avaliadores especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em visita ao Campus Centro-Oeste, em Divinópolis, reconheceu a excelência das condições de oferta do curso, atribuindo a ele o conceito 4, a melhor nota concedida na ocasião a um novo curso de Medicina. Nesta avaliação, os especialistas levaram em consideração a infraestrutura, os laboratórios de ensino, a qualificação do corpo docente e, em especial, a organização didático-pedagógica.

Já na realização das provas do ENADE 2013, ocorrida em novembro do mesmo ano, com a participação de 39 estudantes concluintes, o curso de Medicina (CCO) recebeu CPC insuficiente – 2. Até aquele momento, em toda sua história, a UFSJ nunca havia recebido avaliação insuficiente em qualquer dos seus cursos. Ao mesmo tempo, esses mesmos estudantes que, com sua participação no ENADE 2013, determinaram o conceito insuficiente, obtiveram excelentes resultados nos processos seletivos a que se submeteram em concursos públicos e para residências médicas.


A atitude desses estudantes revela falta de compromisso e deslealdade para com a Instituição que os acolheu e ofereceu formação profissional gratuita em carreira de grande relevância social. É lamentável que um jovem que estudou em uma instituição pública, mantida com o dinheiro dos contribuintes, seja incapaz de retribuir, de modo decente, quando convocado a uma justa avaliação profissional.

Como assinalamos anteriormente, o próprio INEP reconhece a qualidade das condições de oferta do curso ao lhe atribuir conceito 4 na avaliação in loco. Os demais cursos do CCO, Farmácia e Bioquímica,  receberam conceito 4, enquanto Enfermagem recebeu conceito 5.

Também refletem essa qualidade a existência de cinco programas de pós-graduação stricto sensu aprovados pela CAPES, incluindo dois doutorados, apenas seis anos após a inauguração do campus: Ciências da Saúde e o multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. A qualidade do corpo docente e da infraestrutura da UFSJ contribuíram imensamente para que esses cursos pudessem ser aprovados pela CAPES em tempo recorde.

A UFSJ aguarda nova visita dos avaliadores do INEP e esclarece que não há nenhuma alteração na oferta de vagas para os próximos processos seletivos.