UFSJ implanta novo Sistema de Gestão

A maior vantagem é a integração dos procedimentos

A partir de hoje, 20 de janeiro, entra em funcionamento na Universidade Federal de São João del-Rei o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que gerencia todos os procedimentos administrativos da Universidade. O SIG apresenta dois subsistemas para realização das ações necessárias: o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Em um segundo momento, serão implantados outros subsistemas para gerenciamento dos procedimentos acadêmicos da UFSJ.

Nesta primeira fase, já estão em funcionamento tanto a emissão de memorandos quanto o controle de protocolo, com aumento de funções nas próximas semanas. "É necessário um pouco de paciência dos usuários nestes primeiros dias, por conta dessa recente implantação", alerta a assessora da Reitoria e administradora do sistema Neyla Bello. Uma das responsáveis pelo processo de implantação, Neyla explica que a complexidade do Sistema demanda tempo para que seu funcionamento seja pelo. O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTINF) está trabalhando para a correção e atualização de algumas áreas de acesso, por isso alguns erros ou queda de servidores poderão ocorrer nestes primeiros momentos, bem como links do SIG podem ainda não funcionar devidamente. "Isso não é uma falha. Certas funcionalidades ainda não foram incorporadas", explica Neyla.

Desenvolvido inicialmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o SIG apresenta um processo inovador de gestão. O Sistema acrescentará facilidades aos diversos setores da UFSJ que, a partir da implantação, também passa a contribuir para o desenvolvimento do sistema. O SIG melhorará o funcionamento das atividades administrativas da instituição bem como a transparência das ações. Essa implantação é uma das necessidades latentes da UFSJ identificadas pela reitora Valéria Kemp e pelo vice-reitor Sérgio Cerqueira, sendo prioridade da administração. Sérgio coordenou a comissão que aprovou o uso do Sistema para gerir a Universidade.
 


Publicada em 20/01/2014
Fonte: ASCOM

 Voltar