Equipe de robótica da UFSJ participa do 8º Winter Challenge

Publicada em 15/06/2012

Estudantes do Campus Alto Paraopeba foram, pela primeira vez, à Jaguariúna (SP) para competição de robótica

Entre os dias 07 e 10 de junho, a  Equipe de Robótica do Campus Alto Paraopeba (Equipe RoboCAP) participou do 8º Winter Challenge (WC), na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), em Jaguariúna - SP, representando pela primeira vez a UFSJ em uma competição organizada pela RoboCore.

A RoboCore é uma organização que promove eventos de tecnologia que visam não apenas o espetáculo ao público, mas que também incentivem a criação de novas tecnologias além de despertar o interesse pelo conhecimento tanto nos participantes como nos espectadores. As competições de robótica têm como objetivo promover a pesquisa e difundir o conhecimento através da troca de experiências e informações entre seus participantes. Muitas tecnologias desenvolvidas para as competições acabam sendo aplicadas em diversos setores, como por exemplo, indústria médica, automobilista, petroquímica entre outras.
O evento organizado pela RoboCore acontece duas vezes ao ano, sendo que no inverno é denominado Winter (inverno em inglês) e no verão, Summer (verão em inglês). Em 2012, o WC contou com mais de 50 universidades e 192 robôs inscritos. Competições deste tipo vem crescendo e se tornando tão visíveis no Brasil, que atualmente se tem campeões mundiais nacionais, o que estimula ainda mais a prática dentro das Engenharias.

A RoboCAP, até então composta por 12 alunos de Engenharia Mecatrônica do 5º e 9º períodos e coordenada pelo professor Edgar C. Furtado, participou na categoria combate 13,6kg com o robô CAPote. Nesta categoria, foram 19 robôs inscritos de diversas universidades como UNIFEI, PUC-RJ, UFPR, PUCPR, POLICAMP e CEFET-MG, sendo que o CAPote conquistou o 11º lugar. É importante ressaltar a enorme ajuda fornecida pela Equipe Uairrior da UNIFEI que possibilitou não só a participação da RoboCAP mas incentivou ainda mais o desenvolvimento da robótica no CAP. A Equipe teve o apoio total da Reitoria, com projeto aprovado pela FAPEMIG, além do patrocínio dos parceiros Comercial Bertolin Campos e MGM Produtos Siderúrgicos Ltda.

Além da participação pioneira da RoboCAP, a Equipe UaiRobots Sumo, também da UFSJ que participou pela primeira vez e foi representada por três alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com três robôs: Falcão, Baraka e Honda. Eles competiram na categoria Sumô LEGO 1kg (auto) e conquistaram as seguintes posições 8º, 11º e 13º num universo de 30 robôs.

"O envolvimento da UFSJ em eventos deste porte é de grande valia não só à Universidade, mas para a formação dos alunos envolvidos" afirma o aluno do 9º período de Eng. Mecatrônica, Renato Almeida. "Participar da WC foi uma experiência importante em minha formação, primeiro no quesito trabalho em equipe, que é fundamental hoje nas grandes organizações, segundo pela experiência prática e pressão de ter que resolver um problema de forma eficaz em prazo determinado” completa. Já o estudante do 3º período de Eng. Mecatrônica, Augusto Godinho, afirma que com a atuação da RoboCAP, ele conseguirá entender melhor a aplicação de cada matéria. “Com futura ampliação do projeto mais pessoas poderão desenvolver essa nova e melhor visão do curso e assim melhorarem seu desempenho teórico e prático.” Por fim, o também aluno do 3º período de Eng. Mecatrônica, Luan Mendes, “essas competições existentes são para colocar à prova o seu conhecimento e trocar informações com outras equipes além de manter o contato com elas para quando precisar poder primeiramente recorrê-las.”

Outras informações podem ser obtidas no sites:
- RoboCore (http://www.robocore.net)
- WC 2012: (http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Eventos&evento=12&tab=)
- Equipe RoboCAP (www.equiperobocap.blogspot.com.br)
- Equipe Uairrior (www.uairrior.com.br).