Mestrado em Ciências Agrárias abre inscrições a partir de 1° de fevereiro

Publicada em 05/01/2012

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFSJ (PPGCA) comunica a abertura de inscrições para a seleção de estudantes para o Mestrado. Serão 12 vagas para a área de concentração Produção Vegetal. As inscrições serão feitas entre 1 e 15 de fevereiro, na Secretaria do PPGCA, localizada no Campus Sete Lagoas. Já o pedido de isenção de taxa de inscrição deve ser feito entre 1 e 3 do mesmo mês.

O processo de seleção constará de duas etapas: a primeira avaliará currículo, histórico escolar e cartas de recomendação; a segunda, destinada apenas aos aprovados na primeira etapa, terá prova escrita e entrevista. Para acessar o cronograma completo, a documentação solicitada e outras informações, visite a página do PPGCA (www.ufsj.edu.br/ppgca) ou entre em contato com o Programa através do e-mail ppgca@ufsj.edu.br e do telefone (31) 3697-2022.

Pesquisa e inovação tecnológica

O Mestrado em Ciências Agrárias, área Produção Vegetal, tem como sede o Campus Sete Lagoas. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas em Ciências Agrárias, visando ao aprimoramento científico, tecnológico e acadêmico por meio da abordagem sistêmica direcionada às questões da sustentabilidade da cadeia produtiva agrícola.

As linhas de pesquisa disponíveis são: Sistemas de Produção Agrícola e Sistema Solo-Planta Ambiente. A duração do curso é de 24 meses e tem como público-alvo profissionais graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas, da Terra e Biológicas, que atuam em âmbito acadêmico ou aplicado.

A coordenação do Programa fica a cargo do professor José Carlos Moraes Rufini. O corpo docente é constituído por professores com titulação de Doutor; o programa conta também com a colaboração de pesquisadores da Embrapa e da Epamig.

Confira, abaixo, breve descrição das linhas de pesquisa:

Sistemas de Produção Agrícola
Esta linha tem por objetivo desenvolver e avaliar sistemas de produção agrícola relacionados ao manejo agronômico, com abordagem e fundamentação dos novos desafios científicos e tecnológicos, aplicados a sistemas convencionais, policultivos, consorciados, plantio direto, orgânicos e integrados.

Sistema Solo-Planta-Ambiente
Envolve estudos aplicados a sistemas agrícolas, com enfoque no entendimento de processos, interações e caracterizações das fases solo-água-planta-atmosfera, com vistas a estabelecimentos de técnicas sustentáveis segundo aspectos agronômicos, econômicos e ambientais.