Mucambo abre novas oficinas e visita os campi da UFSJ

Publicada em 04/03/2010

A Associação Cultural Mucambo: Percussão e Cultura Popular informa que abrirá novas turmas para oficinas de percussão e cultura popular, que se iniciarão na última semana de março. Durante este mês, o grupo visitará os campi da UFSJ em São João e realizará dia 21, às 20h, no Espaço Cultural Manicômicos, em Matosinhos, sua Aula Inaugural.
A programação de visitas do grupo de maracatu na UFSJ terão a seguinte programação:
Campus CTAN ( dia 16, 20h30), Campus Santo Antônio (dia 17, 20h30), Campus Dom Bosco ( dia 18, 20h30). Tanto a Aula Inaugural como as visitas aos campi têm objetivo de divulgar o trabalho e convidar a comunidade para participar das oficinas.
O Mucambo participará do espetáculo multimidia “Terra de Livres”, que estréia neste sábado, 6, às 9h, na Praça das Mercês.
Oficinas
Para as oficinas serão abertas duas turmas: Turma 1(segunda e quarta-feira às 17h, Clube América) e Turma 2 (sábados, às 14h 30, no Conservatório). A mensalidade é de R$ 30 para a comunidade e R$ 25,00 (estudantes). Outras informações pelo
Mensalidade: 30,00 e 25,00 reais para estudante. Outras informações pelo telefone (32) 84393749 (falar com Silvia).

Saiba mais sobre a Associação (Fonte Associação Cultural Mucambo)

SOBRE O MUCAMBO
O nome Mucambo é uma modificação do termo “mocambo” que vem de “mu’kambu” ou “mu’kamu” e se referem às moradias dos negros das senzalas ou aos quilombos. Como um Centro de Pesquisa Musical e Cultural, o Mucambo é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, que promove estudos relacionados à percussão e à cultura popular. Seu objetivo é a educação musical por meio dos ritmos e das tradições populares brasileiras. O estudo desenvolvido vai desde as tradições orais e escritos históricos relacionados à cultura popular, até técnicas de percussão, domínio dos instrumentos, movimentos corporais, articulação de ritmos como o Maracatu, Congado, Afoxé, Ciranda, Baião, etc. Neste sentido, entende-se que o objeto social da Associação Cultural Mucambo é educacional, de preservação da memória histórica e cultural das tradições musicais brasileiras, divulgação da música, cultura e artes em geral; bem como o fomento e a realização de atividades de cunho artístico-culturais, mediante ensino, pesquisa, produção de espetáculos, geração e disseminação de produtos, atividades e serviços artístico-culturais e sociais, incentivando o desenvolvimento integrado e responsável da região, bem como o aprendizado musical e cultural brasileiro em seus múltiplos aspectos e vocações.
AÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL MUCAMBO
A fim de cumprir seu objetivo e dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa e ensino da Percussão e da Cultura Popular Brasileira, a Associação Cultural Mucambo desenvolve quatro ações: Oficinas de Percussão e Cultura Popular, Cortejos, Espetáculos e Aula-espetáculo.
OFICINAS DE PERCUSSÃO E CULTURA POPULAR: nas oficinas ministradas pelo Mucambo são realizadas atividades lúdicas de aprendizagem musical e também a contextualização histórica das manifestações de tradição popular. CORTEJOS: o Mucambo participa de eventos culturais da região com apresentações de rua em que são exibidos os vários ritmos populares trabalhos nas oficinas de bloco de Maracatu e de criação.
ESPETÁCULOS: o grupo também produz espetáculos temáticos de palco com a participação de músicos convidados.
AULA-ESPETÁCULO: tem por objetivo divulgar aspectos da cultura popular tendo como foco os ritmos e as tradições afro-brasileiras e como método de exposição o relato oral sobre a história dos instrumentos, do Maracatu de Baque Virado e do Congado Mineiro, além da exposição sobre a metodologia educacional utilizada pelo grupo em oficinas. Durante a aula-espetáculo, os membros do grupo fazem algumas intervenções e demonstrações de exercícios aprendidos nas oficinas para, ao final, apresentarem alguns ritmos como Maracatu, Samba, Funk, Congado, entre outros.
CONTATOS E DIVULGAÇÃO
www.mucambo.net (32) 99373784 – Falar com André Mendes (32) 99038731 – Falar com Débora Fantini Outros sites:
www.youtube.com.br
www.orkut.com.br