Estudantes da UFSJ são aprovados em congresso mundial e organizam vaquinha para custear viagem para Chicago

Publicada em 22/09/2025

A pesquisa desenvolvida por quatro alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi selecionada para apresentação no 111° Encontro Anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) 2025, o maior congresso de radiologia do mundo.


Em 2025, o encontro da RSNA será realizado em Chicago, EUA. O trabalho dos estudantes Guilherme Silva (natural de Lagoa Dourada), Jéssica Werneck (de São João del-Rei), Ayslla Barbosa (de Três Corações) e Jocimar Fernandes (de Ipatinga), foi selecionado entre mais de 12 mil resumos submetidos por pesquisadores do mundo inteiro.


Para possibilitar a participação de Guilherme, que irá representar o grupo, os alunos organizaram uma vaquinha online. O valor arrecadado será destinado integralmente ao custeio das despesas essenciais da viagem, incluindo passagens, hospedagem e submissão no congresso.


O trabalho, intitulado “Diagnóstico apurado de modelos radiômicos baseados em TC para triagem de osteoporose oportunista: uma revisão sistemática e meta-análise” ("Diagnostic accuracy of ct-based radiomic models for opportunistic osteoporosis screening: a systematic review and meta-analysis"), reuniu e analisou dados de 11.852 participantes de diversos estudos sobre o diagnóstico da osteoporose.

A análise demonstrou a alta acurácia da técnica radiômica, o uso da inteligência artificial para analisar exames de tomografia computadorizada (TC), que a pessoa já tenha feito. Ao invés de expor o paciente a mais um exame - consequentemente, mais exposição à radiação e um custo extra - o método é capaz de utilizar dados já existentes para identificar o risco de osteoporose, antes mesmo de alguma fratura.


Na visão dos pesquisadores, o método pode democratizar o diagnóstico, permitindo o tratamento antes do agravamento da doença. Guilherme Silva relata a expectativa de representar o Brasil e a UFSJ no exterior. “É a chance de mostrar que a pesquisa desenvolvida em uma universidade pública no interior de Minas Gerais tem potencial para competir e se destacar no cenário mundial”, afirma.


Para o estudante, a oportunidade também inspira outros alunos a alcançar grandes feitos, reforçando que a universidade pública é um motor de transformação social. “Não se trata apenas de uma viagem, mas de levar a mensagem de que a ciência brasileira é forte e merece apoio”.

A vaquinha pode ser acessada neste link.