Mês das trissomias: Engenhando Amor conscientiza sobre síndromes de Down, Edwards e Patau

Publicada em 13/03/2025

O projeto de extensão da UFSJ "Engenhando Amor" trabalha com a conscientização sobre doenças raras, promovendo informação e apoio às famílias e profissionais de saúde. Por meio de conteúdo educativo e mobilização social, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a importância do respeito às diferenças e à valorização da diversidade humana. No mês de março, dedicado à conscientização sobre as trissomias, o projeto produziu textos educativos sobre o tema.


As trissomias são condições genéticas causadas pela presença de um cromossomo extra nas células. Essa caracterização diferencia as de doenças, pois não são patologias e, portanto, não possuem cura. O foco, segundo especialistas, deve estar na qualidade de vida e no reconhecimento das particularidades de cada indivíduo.


A Trissomia do Cromossomo 21 (T21), mais conhecida como Síndrome de Down, é a mais comum e amplamente reconhecida. No entanto, existem outras trissomias importantes, como a Trissomia do 18 (T18 ou Síndrome de Edwards) e a Trissomia do 13 (T13 ou Síndrome de Patau).


Cada pessoa com trissomia possui um conjunto de traços específicos, o que não significa que são iguais. O olhar individualizado é essencial para fornecer o suporte adequado, identificar potencialidades e respeitar limites. Portanto, o acompanhamento multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde, educação e família, contribui para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social dessas pessoas.


O mês de março foi escolhido para dar visibilidade ao tema justamente por sua associação ao número 3, remetendo à presença de três cromossomos em vez de dois. As datas de mobilização seguem a seguinte lógica: hoje, 13, é o dia da Trissomia do 13 (Patau), 18 de março da Trissomia do 18 (Edwards), e 21 de março é reservado à Trissomia do 21 (Down).


Para quem deseja aprender mais sobre o assunto e acompanhar informações sobre o tema, a página da UFSJ em conjunto com o projeto "Engenhando Amor" irá disponibilizar textos sobre cada uma das síndromes. O primeiro, da Trissomia de Patau, já está no ar aqui.

 

O segundo também publicamos hoje, 18 de março. É sobre Síndrome de Edwards.