Artistas, professores e estudantes da UFSJ promovem mostra artística no Chile

Publicada em 06/11/2024

Desembarca em Santiago, no Chile, entre os dias 15 e 24 de novembro, a comitiva da UFSJ para realizar a Mostra UFSJ - Casa Aberta/Hecho En Chile. Na programação, apresentações musicais, oficinas e espetáculos teatrais oferecidos por uma equipe de 15 integrantes, entre professores, estudantes e músicos convidados da UFSJ, que busca reforçar o intercâmbio cultural e expandir o alcance da produção artística brasileira.

A mostra é financiada pelo edital de Criação e Circulação Artística da UFSJ, que apoia a aquisição de passagens e diárias para atividades nas áreas das artes. Os integrantes da mostra incluem os docentes Juliana Mota, Klesley Brandão, Valéria Braga, Sérgio Rocha, Bruno Campos, Luísa Mitre e Leonardo Barreto, além dos estudantes Rodrigo Canton, Elisangela Vivas, Josiane Ribeiro, Pedro Barsalini e Pablo Araújo. Ex-alunos e membros externos também fazem parte da equipe, entre eles Carlos Henrique Barto Júnior, Milena Lopes, Ciro Canton e Márcio Luiz Sete Cordas, que colaboram na produção e apresentação das atividades culturais.

A programação inclui uma série de apresentações musicais, como o show Aos Meus Velhos Pretos, De Minas Para o Mundo e Roda de Choro. O espetáculo teatral Motriz também será apresentado, seguido por rodas de compartilhamento de experiências sob o tema Lembranças e Esquecimentos de Si. As oficinas oferecidas abordam temas ligados à música e cultura brasileira, com destaque para o Clube da Esquina, Choro Brasileiro e Cantos Tradicionais Brasileiros.

A realização da mostra conta com o apoio de importantes instituições chilenas e brasileiras, entre elas a Universidad de Chile, UNIACC, DUOCC, Embaixada do Brasil, Fundação Cultural Lo Prado, Volantín Cultural e Associação Cultural HECHO EN CHILE. 

O evento promove uma série de atividades ao longo de nove dias. No dia 15, a programação é aberta com a oficina A Transmissão Oral no Chorinho, ministrada pelo professor Leonardo Barreto, no Volantín Cultural Em seguida, show Roda de Choro. No dia 16, o professor Klesley Brandão conduz a oficina de Práticas Musicais em Clube da Esquina, voltada a músicos instrumentistas, e o show De Minas para o Mundo é apresentado ao público.

No dia 17, uma residência artística reunirá músicos locais e o artista Alfonso Pozon para preparar a apresentação da Roda de Choro e o show Aos Meus Velhos Pretos. Outras atividades incluem oficinas de canto tradicional brasileiro e práticas corporais, realizadas pela professora Valéria Braga, além de apresentações musicais e teatrais em diferentes locais de Santiago, como a Sala Elefante, Universidade do Chile, e o Bar Nave Tierra.

A mostra também promoverá visitas culturais, como à Embaixada do Brasil e à Sala Guimarães Rosa, e encontros com artistas locais, ampliando o diálogo artístico entre Brasil e Chile. No dia 24, a equipe retorna ao Brasil, encerrando a série de atividades que marca a presença da UFSJ no cenário cultural chileno.

A Mostra UFSJ - CASA ABERTA/HECHO EN CHILE representa uma continuidade das missões culturais realizadas pela UFSJ desde 2016, que já levou a produção artística da universidade a países como Itália, França, Argentina, Estados Unidos, Rússia e República Tcheca, destacando o comprometimento da instituição com a circulação e promoção da cultura brasileira no exterior.

Mais informações, no site casaabertaufsj.com. A programação completa está aqui.