UFSJ oferece curso de Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola com 150 mil vagas

Publicada em 04/11/2024

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. A formação será realizada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a UFSJ, por meio do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), conforme pode ser visto no vídeo

As inscrições foram prorrogadas até domingo, 8, conforme o edital.

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Diretoria de Educação a Distância, e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CAPES.  As aulas terão início em março de 2025. 


Podem participar professores e gestores que atuam nas escolas de educação básica de todo o País. As inscrições devem ser feitas nos sites das próprias instituições de ensino superior que ofertarão o curso. A relação das 40 instituições que aderiram ao curso está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da CAPES.  


Em reunião realizada na sede da CAPES, em Brasília, entre 29 e 31 de outubro, estiveram presentes os professores Pablo Luiz Martins, Coordenador Geral do NEAD, Leonardo Cristian Rocha (DEGEO), Ingrid Silva de Oliveira Leite (DECIS), Cláudio Márcio do Carmo (DELAC), Ivair Gomes (DEGEO) e Manuel Juara (DECIS).

 

Em quatro instituições, as inscrições já estão abertas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ,  Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

  

O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A ação faz parte do Eixo 03 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ - (Portaria n° 470 de 14 de maio de 2024) do Ministério da Educação. 

 

Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores, alunos e comunidade. O conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ) e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil.  

 

O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da ERER e EEQ. A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola. 

 

Com Informações da CGCOM/CAPES