Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Publicada em 21/09/2023

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, que marca a mobilização para a inclusão social e a luta anticapacitista. A data foi oficializada no Brasil em 2005, pela Lei nº 11.133/2005, embora a luta pelos direitos humanos das pessoas com diversidades funcionais venha de uma longa trajetória.

Na UFSJ, o Setor de Inclusão e Acessibilidade (Sinac), ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), atua numa série de medidas para promover a integração e o acolhimento a pessoas com deficiência. Uma das principais ações é a Sala de Recursos, no Campus Dom Bosco, que conta com equipamentos de tecnologia assistiva, impressoras em braille e em alto relevo e outras ferramentas.

“Apesar de ser mais voltada para a deficiência visual, a Sala de Recursos consegue atender qualquer outra demanda que chegue até nós. Temos sete intérpretes de Libras e fazemos adaptações de materiais voltados para a vida acadêmica de qualquer estudante que necessite desses apoios”, destaca Fernanda dos Santos, revisora de textos em braille do Setor.

A acessibilidade arquitetônica é outro fator importante: a UFSJ possui diversos elevadores e rampas de acesso distribuídas em seus campi, além de seis cadeiras de roda motorizadas que podem ser solicitadas e usadas pelos alunos.

O auxílio psicológico também se faz presente. “Nosso setor dispõe de alguns bolsistas do curso de Psicologia que fazem um contato mais direto com os alunos, supervisionado por algum psicólogo profissional da casa. É um trabalho de escuta que acolhe e investiga demandas”, explica o coordenador do Sinac, Orisvaldo da Silva. “Alunos com necessidades mais específicas, do ponto de vista educacional, têm acesso aos discentes apoio, um colega de turma que oferece apoio acadêmico”, complementa.

Como solicitar o apoio
Você sabia que é possível solicitar apoio ao Sinac via SIGAA? Entre no sistema e selecione “Menu Discente”; em seguida, posicione o mouse em “Outros” – aqui, aparece uma aba com a sigla “NEE”, que significa Necessidades Educacionais Especiais. Clique em cima e escolha a opção “Solicitar apoio” ou “Entrar em contato”.

A UFSJ é comprometida com ações que garantam a inclusão e a permanência de pessoas com diversidade funcional, atuando assim na luta anticapacitista. Para conhecer mais sobre essas ações, acesse a página do Sinac no Instagram. Lá, você consegue acompanhar eventos, editais disponíveis e muitas informações mais sobre essa importante luta.

Descrição de imagem
Essa matéria é ilustrada por imagem horizontal em fundo branco, sob o qual estão desenhadas cinco figuras em cor, representando a diversidade de condições das pessoas da comunidade acadêmica acolhidas pelo Sinac. No canto inferior direito, aparece a ponta de um lápis, como se fosse a assinatura do desenhista.

Texto: Gabriella Canuto (estagiária ASREC)
Edição: Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas (ASREC)