Anatomia: professoras da UFSJ lançam livro com metodologias ativas

Publicada em 21/09/2023

As professoras Laila Cristina Moreira Damázio (DEMED) e Erika Costa de Alvarenga (DCNAT) lançaram, nesta sexta-feira, 22, às 10h, no Pavilhão de Salas de Aulas do Campus Dom Bosco (sala 4.16), o livro Anatomia Sistêmica e Integradora com Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.

Publicado pela editora paranaense Appris, é destinado a estudantes de Ciências da Saúde e Biológicas. Seu diferencial está no fato de contribuir para o ensino de Anatomia em sistemas integrados com aplicações de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e mapas mentais, o que permite um aprendizado com aplicações práticas do conhecimento. “Essa foi nossa estratégia, fazer com que o estudante aprenda de forma crítica e reflexiva, se tornando protagonista nesse processo”, destaca a professora Laila Damázio. Já a professora Érika Alvarenga ressalta que se trata de um trabalho “com abordagem inédita e que deve causar grande repercussão no ensino de Anatomia no país.”

Imagens
A obra também apresenta imagens de peças cadavéricas com representação esquemática, através de desenhos livres, das principais estruturas anatômicas do corpo humano, possibilitando aos leitores uma compreensão prática e real desse estudo. Os conteúdos foram escritos por 31 estudantes das áreas de Medicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Fisioterapia, Mestrado em Neurociências da UFSJ e de outras instituições, como UFRN e UNIPTAN. Segundo Laila Damázio, que também leciona nesse centro universitário, os estudantes do UNIPTAN participam de ligas acadêmicas na UFSJ, sendo uma delas a de Anatomia Clínica.

Gênese
A ideia do livro, segundo Laila, surgiu por uma necessidade de aperfeiçoamento da metodologia de ensino. “Com a mudança curricular dos cursos da área da Saúde para currículos integradores e com metodologias ativas de ensino, vimos a necessidade de construção de um material didático condizente com os novos currículos, já que os livros de Anatomia são, na sua maioria, segmentares e muito conteudistas. Nosso livro traz conteúdos mais integrados e aplicados à realidade da nova forma de ensinar com metodologias ativas de ensino”, explica.

A quatro mãos
Para a professora Érika, escrever o livro “a quatro mãos” foi uma ótima e produtiva experiência. “Tendo em vista que somos duas mulheres pesquisadoras, mães e estávamos em período de pandemia, dividimos o trabalho de modo que não gerasse sobrecarga a ambas”. A participação dos estudantes, a quem chama de “coautores”, possibilitou uma “oportunidade única” para eles.

Além da dissecação
De acordo com Érika Alvarenga, Anatomia é uma arte que vai “além da dissecação”: é saber identificar e expor de forma precisa as estruturas a serem estudadas e saber ilustrar o que exatamente está sendo visualizado, “o que demanda muita habilidade.” A ilustração de peças anatômicas com a fotografia destas ao lado, de forma comparativa, facilita o aprendizado e deixa mais claro quais estruturas estão sendo visualizadas.” As fotografias das peças cadavéricas presentes no livro se deram a partir do acervo do Laboratório de Anatomia Clínica do DEMED da UFSJ.