Onda de calor chega a Minas Gerais: saiba como evitar riscos à saúde

Publicada em 20/09/2023

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) publicou nesta quarta, 20, alertas laranja e vermelho para “onda de calor” em diversas regiões de Minas Gerais, e alerta laranja para baixa umidade.

Atenção: os avisos vermelhos são os de maior grau de severidade, indicando “grande perigo” e necessidade de cuidados para prevenir riscos.

Os alertas valem para todos os municípios onde a UFSJ tem campus.

As temperaturas devem subir até o início da próxima semana, podendo alcançar 38º em Divinópolis e Sete Lagoas, 37º em São João del-Rei e 35º em Ouro Branco, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Já o alerta para baixa umidade indica possibilidade de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12% (próxima ao clima de deserto), risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As recomendações do Instituto são: beber bastante líquido; evitar atividades físicas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; hidratar a pele; umidificar o ambiente.

Em caso de dúvida, contacte a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Para acessar este e outros alertas do Inmet, clique aqui