Visita de Grande Mestre de Xadrez a São João del-Rei reúne diversas gerações

Publicada em 19/09/2023

A visita do Grande Mestre de Xadrez José Cubas, do Paraguai, a São João del-Rei, rendeu momentos inesquecíveis. Em três dias, as atividades alcançaram de crianças a idosos, de profissionais do xadrez a quem quer começar a aprender, das escolas à Universidade.

Na sexta, dia 15, as atividades foram na Escola Estadual Garcia de Lima, com cerca de 40 alunos do sexto ao nono ano. Palestra, conversa e desafios de táticas de xadrez foram a programação daquela tarde.

O sábado foi no Campus Santo Antônio da UFSJ. Pela manhã, oficinas reuniram mais de 50 pessoas com José Cubas e também com Lukas Galuppo, Izabella Costa, Ana Gabriela Lobato Resende, Cayo Rawlisom e Matheus Luiz Miranha.

À tarde, o Grande Mestre enfrentou mais de 50 desafiantes, ao mesmo tempo, no lotado saguão da Reitoria, que também recebia o reitor Marcelo Andrade, professores, técnicos, famílias das crianças presentes e até mesmo o “homem-aranha”. Experiência nova para diversas crianças e adolescentes iniciantes, que compartilharam o mesmo espaço de jogadores de alto nível. Apenas dois enxadristas conseguiram vencer José Cubas - um deles, o professor da UFSJ e colaborador do programa de extensão Xadrez nas Comunidades, Luiz Paulo Rouanet.

Domingo de manhã, ainda na UFSJ, Cubas treinou professores de xadrez de nível avançado, para fortalecer o trabalho de formação de atletas de xadrez nas escolas públicas da região.

Para encerrar, claro, não podia faltar um torneio de xadrez. Subiram ao pódio o candidato a Mestre Nacional de Xadrez e pesquisador da USP Bruno Dias, o professor da UFSJ Luiz Paulo Rouanet, o estudante de ensino médio do Sesi São João del-Rei Guilherme Henrique Carvalho e a professora do Xadrez nas Comunidades, Ana Gabriela Lobato Resende.

A visita do Grande Mestre fez parte da programação da II Semana Xadrez nas Comunidades, organizada pelo programa de extensão Xadrez nas Comunidades, em parceria com o Xadrez do Rei e apoio do Grupo PET Materiais e Inovação da UFSJ, além de empresas da região.